Resenha #88 " The 100 " - Kass Morgan - Galera Record



Título: The 100 - Os Escolhidos
Autor (a): Kass Morgan
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501400598
Ano: 2014
Páginas: 288



Sinopse: Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.


Olá pessoal. Tudo bom?
Creio que boa parte dos leitores, assim como eu, resolveram ler esse livro por conta do seriado. Tentei ao máximo separar as duas mídias, para que não fosse influenciado na leitura.

The 100 conta a história de uma colônia espacial. Há alguns séculos nosso planeta foi alvo de uma guerra nuclear que dizimou milhares de pessoas e deixou a terra inabitável, a única saída para a raça humana era viver fora do planeta. A nave é dividida em diversos setores, sendo um deles chamado de Phoenix, onde vivem os ricos e privilegiados e o outro Warden onde vivem os pobres e desafortunados. O governo é muito severo e os crimes são punidos com morte. 

Por se tratar de uma comunidade com recursos escassos a corrupção é bem presente. O governo é composto por um Chanceler e um conselho que o auxilia. O governo recentemente aprovara o projeto de enviar uma nave com alguns colonos para saber se a terra está habitável novamente e com isso decidiram esvaziar o centro penitenciário e enviar 100 jovens infratores para a Terra, conhecemos tudo isso através de diversos pontos de vistas, os Phoenixianos, Clarke, Wells e Glass e o Waldenita Bellamy.

Clarke, Wells e Glass fazem parte dos 100, Bellamy por outro lado, deseja entrar na nave por outro motivo, sua irmã Octavia. Ele não mediria esforços para protege-la, e uma grande confusão foi gerada no momento do embarque. Glass aproveitara a situação para fugir.

Bellamy vinha fazendo coisas estúpidas durante toda a sua vida e não tinha nenhuma intenção de parar agora. 

Os 100 percebem que a Terra é possível de ser habitada,  porém os recursos enviados junto com eles é bem escasso e o convívio não vai ser fácil, eles devem aprender a utilizar os recursos que a natureza lhes fornece, na nave coisas estranhas estão para acontecer.

Não vou me estender muito sobre o enredo, acho que a maioria das pessoas já estão cientes do que se trata o livro, a história não é ruim, mas possuí diversas falhas.

A narrativa é feita em terceira pessoa o que facilita para acompanhar todos os pontos de vistas. Os capítulos designados para determinado personagem contam com alguns flashbacks sobre suas vidas, geralmente relacionados a seus pares românticos, o que a certa altura começou a irritar.

Kass tem uma narrativa ágil, e a história fluí de uma forma incrível. Seu erro foi focar 90% do livro no romance, com um universo tão rico e uma grande quantidade de personagens, a autora se prende aos principais. 

Wells foi condenado e assim poderia ir a Terra junto com Clarke, na finalidade de reconquistá-la, Clarke odeia Wells, pois ele foi culpado pela morte de seus pais. Bellamy quer proteger a irmã a todo custo, mas não esperava se interessar tanto por Clarke. Glass está tremendamente apaixonada por Luke, mas por ser um Waldenita esse romance não é possível. Essas são as únicas coisas que pairam nas cabeças dos personagens. 

- Não acho que exista alguma coisa que seja imperdoável - falou com a voz baixa. - Não se tiver sido feita pelos motivos certos.

A descrição da Terra após radiação é praticamente inexistente, não dá para o leitor conseguir visualizar onde eles estão, a não ser algo muito mais genérico com uma floresta, o mesmo serve para nave. Acredito que por ser o primeiro livro da série, a autora quis introduzir os personagens e dar um gostinho do que é o universo que ela imagina e o que estar por vir. O plano de fundo, que é uma distopia bem promissora não é muito explorado, o que eu espero que seja mais abordado no próximo volume.

Por incrível que pareça, eu não me deixei influenciar demais pelo seriado, é nítida as diversas diferenças entre as duas mídias, eu até gostei do livro, e pretendo ler os próximos, mas o seriado continua sendo melhor. A produtora soube aproveitar o enredo criado por Kass e focar no lado distópico, abordando o governo da Nave e na Terra os diversos problemas que os 100 encontrariam para sobreviver, o romance nesse caso fica em segundo plano.

Sobre a edição, a Galera Record fez um excelente trabalho, a capa é a mesma da original mas os elementos possuem uma textura diferente, a diagramação está bem bacana.

Bom gente espero que vocês tenham gostado da resenha.
Um abraço!



41 comentários :

  1. Oi Gabriel :)

    É difícil fazer uma crítica de uma obra a qual você já assistiu sua adaptação e já leu sua versão escrita, né? The 100 não me chama tanta atenção, mas lerei por pedidos dos leitores do blog. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriel, tudo bom?
    Esse livro está na minha lista de leitura porque distopias são as queridinhas do meu <3
    Pela sua resenha o livro é bem introdutório e espero que os outros tenham uma narrativa mais completa.
    Adoro a capa do livro e estou louca para lê-lo.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. oi Biel,
    já tinha ouvido falar desse livro e fiquei curiosa. Eu adoro distopias, então ando acompanhando bem. Porém gosto do lado distópico das coisas. Romance é bom, mas tem que ser dosado. Por isso acho que eu também preferiria o seriado, já que esse foca mais nessa parte do que no romance.

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não fiquei muito animada para ler o livro. Não gosto tanto do tema e, aparentemente, a narrativa tem muitas falhas e nem é tão boa assim.
    Mas confesso que tenho curiosidade em relação à série. Parece bem feita e envolvente.
    Um dia vou tentar ver uns episódios.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Gabriel, tudo bem???
    Menino eu não sabia que esse livro seria uma distopia, na verdade eu só ouvi falar muito por alto sobre o seriado e quero conferir... Gostei do livro, mas esperava o termo distópico ser mais abordado, mas como você disse que se trata de uma série pode ser que isso seja ilustrado com mais detalhes no próximo volume... Gostei muito da resenha e coloquei no meu skoob porque amo distopias rsrsrs Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Biel!!!
    Tenho lido resenhas por aí que dizem que o livro é bem introdutório!
    Vou aguardar pra ler...
    A historia parece interessante!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim!!! A história em si é bastante interessante. Vamos ver se as continuações tem um desenvolvimento melhor =)

      Excluir
  7. Oi Gabriel.
    Tenho muito interesse em ler The 100, pois adoro distopia. Mas pela sua resenha, parece que essa parte não foi muito explorada e sim o romance =/ Talvez por ser o primeiro volume, a autora tenha optado por apresentar os personagens, para que possamos conhecê-los melhor.
    Não vi o seriado então não tenho com o que comparar. Mas vi em diversas resenhas que o seriado é bem diferente to livro.
    Bom, espero poder ler o livro em breve.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Gabriel
    Gostei da sua resenha. Ainda não assisti ao seriado, mas espero assistir. Quanto ao livro, quero ler pois gosto muito de distopias, mesmo a autora focando mais o romance.

    ResponderExcluir
  9. Oi Gabriel eu não tinha ideia da série então acho que a leitura não seria prejudicada, mas me interessei muito sobre ele. E ainda mais por contar com diversos pontos de vistas de certos personagens, com certeza sera uma leitura que vou atras, pois morri de curiosidade com sua resenha ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  10. Oi Gabriel!! Esse não é um livro que né chama a atenção, tanto que eu nunca tinha ouvido falar nem da série, nem do livro. Só por agora que ando vendo resenhas dele! Mas as 3 estrelas mostram que merece ser lido!

    Beijos

    Mari
    Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daí vai de cada um xD. Eu achei bem introdutório, talvez nos próximos melhorem né. Leia, acho que vc vai curtir Mari!

      Excluir
  11. Fiquei viciada na serie no primeiro episodio q eu vi... estou apaixonada por cada personagem e ja estou com um pe atras em ler o livro, ao saber q nao tem o finn? ou vc n colocou na resenha? mesmo com um certo medo kkkk vou ler o livro, so pq estou muito viciada nesse grupo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Gabriel..
    Eu também não gosto muito quando deixo me influenciar por uma série ou filme. A leitura sempre fia diferente né..
    Tenho curiosidade em ler este livro, achei que a história deve ser incrível, mas sua avaliação desanimou um pouquinho. Mesmo assim ainda quero muito ler.

    Blog: livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br
    Fanpage: facebook.com/livrosvamosdevoralos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso Leticia, acho bom tirarmos nossa própria conclusão xD

      Excluir
  13. Já tinha lido a resenha desse livro em outro blog e li tbém coisas bem positivas sobre ele, mas confesso que não senti vontade de ler, ainda! Quem sabe a série, vc tbém citou que ainda prefere a série, deve ser por isso! hehehe
    Abs

    ResponderExcluir
  14. Estou bastante curiosa com a série de TV. Baixei os episódios e acredito que irei começar a assistir logo, só arrumar um tempinho, haha.
    Adoro distopias e uma série com essa temática me chama a tenção logo de cara,a final não me lembro de já ter visto uma. Obviamente o livro também desperta o meu interesse, pois o enredo é bastante interessante e me chamou a atenção também.

    ResponderExcluir
  15. Quero muito acompanhar o seriado, mas o livro, apesar das resenhas positivas, confesso que não me chama a atenção.

    ResponderExcluir
  16. Sou Louca pra ler o livro, por isso não comecei a ver a série ainda, mas já ouvi criticas boas sobre ela também e vou começar a assistir logo, logo, tô só esperando G.O.T acabar rsrsrs
    Achei o tema muito interessante, a sinopse chama atenção, a primeira resenha que li criou quase um filme na minha cabeça. Quero mesmo poder ler o livro logo, logo!
    Beijos
    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  17. Já havia lido outras resenhas desse livro e não gostei muito, é muita ficção. Prefiro livros mais leves, os romances mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Oiee

    Então nem conhecia essa série e muito menos o livro, quando li a resenha dele a primeira vez fiquei bem curiosa para ler mas agora já passou e vou preferir aguardar os próximos livros para ver se vou gostar.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li esse livro e também não conheço a série, mas o tema parece bem interessante e fiquei curiosa pra conhecer mais.
    A sinopse é bem interessante e adoro esses temas que envolvem muita ficção cientifica.

    Bjok

    ResponderExcluir
  20. A capa é linda mesmo. Sempre que ouço falar desse livro, que ainda não li, dizem a mesma coisa: "Não é tão bom quanto a série". Preciso ler para tirar minhas próprias conclusões, mas eu acho que se perde muito do livro quando ele tem um universo imenso a ser explorado e ele se prende somente ao romance. De qualquer forma, amei a resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  21. A série é ótima! De inicio eu ficava inconformada por não seguirem a história do livro (quem é team #bellarke entende -w- ) mas agora acho que não foi de todo mal assim não rs. Se a autora focou tanto no romance, tendo tanta coisa pra explorar, acho que acaba cansando a leitura (e a paciencia) do leitor.
    Talvez, com o sucesso da série, a autora consiga mudar o foco.

    ResponderExcluir
  22. Espero que o livro seja tão bom quanto a serie!!!!

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Seguidores G+

Siga-nos no Networked