Resenha #227 - Escola Noturna - C. J. Daugherty - Suma de Letras


Título: Escola Noturna
Autor(a): C. J, Daugherty
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581051970
Ano: 2015
Páginas: 336

Livro recebido em parceria com a editora.

Sinopse: Quando todos estão mentindo, em quem você confia? Quando a adolescente problemática Allie Sheridan vai presa de novo, seus pais decidem que já estão fartos. Assim, ela é despachada para a Academia Cimmeria, um colégio interno bem distante dos seus amigos londrinos. A academia é uma bela construção, cheia de adolescentes lindos e milionários do tipo que viaja de jatinho, foi criado pela babá e só faz compras nos endereços mais exclusivos. Em Escola Noturna, primeiro volume de uma trilogia, Allie faz novas amizades e conhece Carter, um rapaz solitário com quem ela sente uma conexão imediata. Só que seus colegas, e talvez até alguns dos professores, estão protegendo um segredo sombrio. Quando o perigo começa a rondar os muros da escola e a violência se torna realidade, Allie terá que decidir em quem confiar, se quiser descobrir o que está acontecendo.


Fala galera, tudo bom?

Você que acabou de começar a ler esse post, olhou para a capa do livro e leu a sinopse. Que tipo de história você imaginou que esse livro conta? Se for um romance YA sobrenatural, você está completamente enganado. Era isso que eu estava esperando quando me aventurei pelas páginas de Escola Noturna, mas foi algo completamente diferente que eu acabei encontrando.

Escola Noturna vai contar a história de Allie, uma jovem de 16 anos que está passando por diversos problemas. Ela já foi presa várias vezes, e mudou de escola constantemente, seus pais já não sabem mais o que fazer com ela. A última opção foi mandar a menina para um colégio interno no interior de Londres, a Academia Cimmeria. 

Cimmeria é uma escola gigantesca onde o tempo parece ter congelado no passado. Nenhum tipo de tecnologia é permitido, e os alunos são submetidos a diversas regras. Allie descobre que todos os estudantes daquele lugar são filhos de pessoas riquíssimas e importantes. 

Apesar de toda a atmosfera diferente, Cimmeria se mostra uma escola bem interessante e um tanto quanto misteriosa. Desde seus alunos, até coisas que começam a acontecer de um dia para o outro. No que será que Allie acabou se metendo?

Gente, como eu disse anteriormente. Eu comecei a leitura esperando algo bem sobrenatural, a capa e a sinopse sugerem essa temática. Quando fui olhar as resenhas do livro lá no Goodreads, vi que não fui o único que tive essa impressão. Eu me senti completamente enganado ao terminar a leitura, e isso não me agradou muito, gosto de saber exatamente sobre o que estou lendo.

A narrativa é feita em terceira pessoa e a leitura é bem rápida. O teor de mistério percorre a trama o tempo todo, e não estar preso dentro da cabeça de um personagem ajuda e muito no desenvolver da trama. A autora não é muito descritiva, mas todos os detalhes são colocados na medida certa. Foi tudo muito visual, eu conseguia imaginar perfeitamente cada corredor e sala da Academia Cimmeria.

Esse ar de mistério me deixou numa expectativa muito grande para saber o que estava de fato acontecendo por de baixo dos panos. Adoro descobrir como um autor vai introduzir uma trama sobrenatural e apresentar a mitologia que ele criou. Ao continuar com a leitura, eu ficava naquela sensação de "vai ser agora que algo acontece!", e de fato aconteceu, mas não o que eu estava esperando. Escola Noturna é um livro de suspense.

Allie é uma protagonista Ok. Ela toma decisões bem idiotas na maioria dos casos, sabe aquela hora que da vontade de você entrar no livro e dar alguns tapas na cabeça da criatura? Pois é! O seu comportamento meio problemático tem um motivo, e descobrimos o porquê de tudo isso no decorrer da história. 

Na escola, temos uma gama bem grande de personagens, um ponto muito positivo na história. Eles são bem diferentes. E cada um possui uma personalidade bastante marcante, alguns um tanto quanto clichês, como por exemplo, Katie que é a Queen Bitch do colégio. 

Algo que me desagrada um pouco nos livros YA são os triângulos amorosos, e nessa história temos mais um. Uma relação um tanto quanto complicada para a jovem Allie resolver, temos Carter o rapaz misterioso que aparenta não gostar muito dela por algum motivo, e Sylvain, o educado menino Francês. Vamos ver como serão os próximos capítulos dessa novela, rs.

Quando a trama de Escola Noturna começa a de fato se desenvolver as coisas começam a ficar interessante. A grande revelação me desagradou um pouco, pois não foi algo que eu estava esperando, mas ainda assim me deixou bastante curioso quanto ao restante da série.

No geral, Escola Noturna foi um livro bom. Um bom começo de série, que instiga o leitor a querer pegar a continuação logo em seguida. Ele cumpre o seu papel de introdução ao universo cheio de intrigas que Daugherty criou. Estou bastante animado para os próximos livros da série, e espero que melhore bastante. Talvez depois que minha decepção quanto ao gênero da obra tenha passado, eu passe a gostar mais da história, não é mesmo?

A revisão do livro ficou um pouco a desejar, encontrei vários erros e palavras que foram engolidas no meio do texto. A tradução também me incomodou um pouco, não sei de fato o que foi, mas deixa aquela sensação de que tem algo errado.

Gente, é isso.
Até a próxima, forte abraço!


22 comentários :

  1. Gostei bastante do que li na resenha que é com certeza um livro que eu queira ler. . Realmente espero que os erros que você encontrou na revisão não sejam graves e me atrapalhe na hora que ler este livro.
    Parabéns pela resenha!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabriel!
    Olha, eu já tinha lido essa sinopse antes e te confesso que nunca pensei em nada sobrenatural não, apenas num suspense básico mesmo. Talvez minha imaginação não seja lá essas coisas né kkkkkkk. Bom, mas não faço ideia do que possa ter acontecido, fiquei intrigada!!!! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gabriel! Confesso que já tive mais vontade de ler essa série. Li algumas resenhas e acabei me desanimando um pouco, talvez por esperar algo que, na verdade, não era bem o que eu imaginava. Esse clima de mistério e suspense, presente na trama, me agrada muito. Já triângulos amorosos... não curto, não. Poderiam ter tido mais carinho na revisão também, né... o leitor merece.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo quando os livro tem um ar de misterio. Eu já tenho esse livro, só esta aguardando eu começar a ler, mas antes eu quero já ter a sequencia dele para que eu possa ler os dois sem esperar tanto tempo. Eu acho essa capa linda e misteriosa

    ResponderExcluir
  5. Então, para mim o livro seria algo de terror na verdade, isso so olhando a capa. Acho que a sinopse que deixa a gente pensando que seria um YA sobrenatural.
    Eu ja queria mto ler o livro, acho que ele contém elementos que me prendem mto a atenção.
    Uma pena que a revisão tenha falhado, acho isso pessimo, pq quebra a nossa leitura de um jeito ne?
    Mas ainda continuo interessada no livro.
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho esse livro, mas confesso que não estou muito animado. Não gosto de personagens apenas "ok", prefiro os que se destacam e que não fazem escolhas completamente idiotas. Por outro lado, o fato de não ser um romance sobrenatural já faz a obra ganhar pontos comigo.
    Talvez eu leia.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  7. Por conta da sinopse ter esse ar de mistério faz com que o livro se pareça sobrenatural. Sem falar da capa, que é maravilhosa, e é bastante sombria! Eu amo livros assim, e vendo sua resenha, com certeza eu iria gostar. Vi até que tem a continuação desse livro, né? Um azul, eu acho. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  8. Olha se não fosse pela sua resenha eu diria que esse livro ia mesmo pro ramo sobrenatural e mesmo você dizendo que o livro é bonzinho eu não senti a minima vontade de lê-lo por isso vou deixar essa leitura pra próxima ^^ Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha.
    Esse livro me despertou muito a curiosidade e adicionei imediatamente em minha lista de leitura.
    Parece ser uma leitura mega envolvente.
    Pretendo ler.

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua resenha.
    Esse livro me despertou muito a curiosidade e adicionei imediatamente em minha lista de leitura.
    Parece ser uma leitura mega envolvente.
    Pretendo ler.

    ResponderExcluir
  11. Gabriel,esse livro já estava na minha lista e de certa forma já sábia que não era uma história sobrenatural e sim apenas de suspense,pois li algumas resenhas que continham alguns Spoilers,porém estou com muita vontade de ler e conhecera história da jovem Allie seu relacionamento com Carter e Sylvain e também descobrir o grande suspense de todo o mistério.Beijos!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Amei a capa, e me interessei muito na sinopse. Eu ouvi muitos comentários sobre o segundo livro, e não foram muito positivos, e isso me fez perder um pouco do interesse na trilogia. Pela capa e premissa do livro também estava esperando algo sobrenatural. Sei muito bem como é querer bater em uma personagem kk. Dá vontade de entrar no livro e gritar com ela.
    Gosto muito de um bom mistério, mas não sei se esse livro me agradará. Talvez vá para listinha, mas não será uma das prioridades.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Estou loucaaaaa para ler essa série!!
    Por mais que a protagonista seja rebelde, pelas resenhas que li dele, deu pra ver que ela é madura e corajosa e faz sim, torcermos por ela!
    Os segredos e mistérios tambéem parecem deixar o livro recheado, sem exageros.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Gabriel, tudo bem?

    Confesso que já tive bastante vontade de ler essa série, justamente por pensar ser sobrenatural... mas eu gosto de mistério também, então quem sabe. A escola Cimmeria parece ser interessante, com todas as suas regras e personagens diferentes, o triângulo amoroso me incomoda um pouco e a Allie com suas atitudes um pouco idiotas na maioria das vezes.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  15. Essa é outra série de livros que não me atrai. Sei lá, a sinopse é interessante, mas não vi muitos comentários positivos. Sempre havia um "mas", daí isso acabou minando a minha vontade de ler. Agora tenho muitos outros na frente, o que significa que mesmo que eu me interessasse, iria ficar para beem depois. kkkkk

    ResponderExcluir
  16. Que pena que a leitura não lhe agradou, mas essa saga me atrai muito. Adoro livros que envolvem sobrenatural, magia, suspense, e muitas intrigas e mistério. Gostei muito da sua resenha, tudo bem explicado.

    Abraços ^^

    ResponderExcluir
  17. Oi Gabriel!
    Não conheço muito a serie, mas ainda não me interessei tanto pela leitura, hahaha, a premissa é até interessante mas não to numa vibe sobrenatural agora, acho que cansei um pouco desse assunto no meio literário, quem sabe em outra né?! Vejo opiniões bastante contraditórias com essa obra, o que apenas contribui mais pro meu dilema, enfim, ótima resenha, bjos.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    No começo da resenha fiquei surpresa com a historia com certeza imaginava alguma coisa sobrenatural no livro e isso me surpreendeu e muito difícil eu começar a ler um livro cegamente nem que seja pelo titulo ou a capa sempre entrega algo a historia e fiquei surpresa com esse livro,mas mesmo ledo a resenha ainda não sei muito bem o que esperar da historia o que me deixou muito curiosa !!!

    ResponderExcluir
  19. Oie
    Esse foi um livro que me ganhou pela capa,assim que vi ele na grande de lançamentos da Suma uns meses atrás.Eu adoro histórias que se passem em escolas e tudo mais,se elas forem mágicas ou sobrenaturais melhor ainda.Mas eu também achei que o teor sobrenatural do livro seria maior mas agora já sei o que esperar quando fizer a leitura.E pelo que tenho acompanhado o trio principal parecem ser bons personagens.Vou aguardar a resenha do próximo livro pra saber se a história vai continuar nesse mesmo nível ou vai te surpreender.

    ResponderExcluir
  20. Acho que vcé a primeira pessoa que eu ouço falar dos erros e tal...E acho que por isso vou esperar uma próxima edição.
    Estou bastante interessada por esse livro, pois adoro histórias sobrenaturais/de mistério. Se misturar as duas coias, então, é win-win.

    ResponderExcluir
  21. Eu achava que Escola Noturna era um livro de sobrenatural, porém não é, isso estilhaçou minha alma em mil pedaços (mentira, sou dramatica!).
    Nem por esse motivo percebi que a historia não deixa de ser gostosa.

    ResponderExcluir
  22. a capa do livro chamou bastante a minha atenção e a sinopse me deixou bastante curiosa. adoro livros que contenham suspense.
    eu não achei que teria algo sobrenatural... só senti que teria algo sombrio, já que a capa me passou isso e a sinopse cita.
    ah... tbm não gosto de triângulo amoroso em livro! na maioria dos casos, acho um tédio.
    fiquei com bastante vontade de ler o livro, Gabriel. obrigada pela resenha!!

    bjs

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Seguidores G+

Siga-nos no Networked