Resenha #233 - A Libélula no Âmbar - Diana Gabaldon - Editora Saída de Emergência

Título: A Libélula no Âmbar
Série: Outlander
Autor(a): Diana Gabaldon
Editora: Saída de Emergência
Páginas: 944
ISBN: 9788567296272
Ano: 2014


- Livro recebido em parceria com a editora.


Sinopse: A Libélula no Âmbar - Claire Randall guardou um segredo por vinte anos. Ao voltar para as majestosas Terras Altas da Escócia, envoltas em brumas e mistério, está disposta a revelar à sua filha Brianna a surpreendente história do seu nascimento. É chegada a hora de contar a verdade sobre um antigo círculo de pedras, sobre um amor que transcende as fronteiras do tempo... E sobre o guerreiro escocês que a levou da segurança do século XX para os perigos do século XVIII. O legado de sangue e desejo que envolve Brianna finalmente vem à tona quando Claire relembra a sua jornada em uma corte parisiense cheia de intrigas e conflitos, correndo contra o tempo para evitar o destino trágico da revolta dos escoceses. Com tudo o que conhece sobre o futuro, será que ela conseguirá salvar a vida de James Fraser e da criança que carrega no ventre?


Fala pessoal! Tudo bom com vocês?

Como de costume, mesmo se tratando de uma continuação, essa resenha não possui nenhum spoiler do primeiro livro da série. Vocês podem ler a minha opinião sobre A Viajante do Tempo, aqui.

Honestamente, eu nem sei por onde começar a falar sobre esse livro. Para quem já leu a resenha do primeiro volume, sabe que eu AMEI o livro, e o segundo livro não foi diferente. Mas a leitura de A Libélula no Âmbar foi beeeem complicada. Demorei vários meses, para enfim conseguir terminar as quase 1000 páginas que esse livro tem. Só isso já é motivo suficiente para demorar com a leitura, tirando o fato de que o livro é super pesado para carregar na bolsa no dia a dia. Acontece que, em A Viajante no Tempo, a leitura é um pouco lenta no inicio, mas logo em seguida a história flui muito bem, nesse volume isso não acontece. 

Começamos o livro com um salto no tempo, estamos em 1968. Seriam algumas décadas depois do ano em que Claire viaja no tempo no primeiro livro. Se você está achando isso estranho, não se preocupe, eu também achei. O livro não continua de onde o primeiro parou, e isso já me deixou completamente louco para saber o porquê desse salto no tempo. Eu devorei as primeiras 92 páginas por conta disso. Logo em seguida, voltamos para 1744 e a história segue de onde parou em A Viajante do Tempo, e aí que minha saga com esse livro começou.

Em A Libélula no Âmbar temos uma mudança de cenário. A história não se passa mais nos campos verdes da Escócia e sim na glamorosa corte francesa. Muitos novos personagens são apresentados à trama. São tantos que eu comecei a me perder e tive que ir anotando quem era quem. E o lado histórico/político começa a se desenvolver, e esse foi um dos motivos pelo qual eu demorei um século para continuar com a leitura.

Costumo descrever esse livro como uma montanha russa, em alguns momentos a leitura é arrastada e você fica lendo por um tempão e as páginas parecem não passar, como se estivéssemos em uma subida, mas logo em seguida acontece uma reviravolta e você lê freneticamente. Essa inconstância no ritmo do livro me irritou bastante durante a leitura, e foi o maior fator da minha demora, sempre que eu estava nas partes mais lentas, minha vontade de retomar a leitura era bem reduzida e eu ficava literalmente empurrando com a barriga. 

Por outro lado, Diana mostra que sabe o que esta fazendo. As intrigas na corte francesa são muito bem estruturadas, cada peça está ali por um motivo, cada novo personagem tem o seu papel, todos possuem personalidades fortes e nada, eu digo NADA, é por acaso. Tanto Jamie quanto Claire tiveram uma evolução e um desenvolvimento gigante do primeiro volume para esse. Todos os personagens que Diana cria, são completamente humanos. Esse é um dos pontos mais fortes na escrita da Diana.

Acredito que para embarcar numa série como essa, o leitor precisa entrar no clima, não adianta ficar tentando empurrar a história goela a baixo, por que não vai da certo. É um livro denso, mas que se você estiver no momento certo, vai se deliciar com uma obra fantástica, cheia de personagens incríveis e um cenário perfeito.

Apesar da demora da leitura, eu ainda considerado A Libélula no Âmbar um livro cinco estrelas. Afinal, o ritmo lento não desmerece em momento algum a maestria com a qual Diana conduz essa história. Estou muito curioso para saber como será o restante da história, mas pretendo dar um tempo com as aventuras de Jamie e Claire.

Espero que vocês tenham gostado da resenha, espero que ela não tenha ficado um tanto quanto confusa rsrs, mas enfim. 

Até a próxima.
Forte abraço.





27 comentários :

  1. Hello!
    Comecei a ver a série pela TV e logo depois soube que tinha livros e me animei mto...mas confesso que o numero de paginas assustou um pouco, hehe.. nao me entenda mal, amooo ler, mas 1000 páginas acho que nunca peguei para ler e fiquei com receio de ser uma enrolação.
    Aí ganhei o primeiro livro e como é grande, hahah...ainda nao li, pq quero terminar a primeira temporada ainda da serie.
    Lendo a sua resenha ja vi que vou ter esse problema, demorar um pouco na leitura, pq eu leria apenas em casa, nao rola de ficar levando o livro pra todo lugar.
    Gostei de saber que o ambiente agora é outro e claro que fiquei mtoooo curiosa com o desenrolar de tudo. Com certeza vou ler a serie.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não comecei essa série e estou em cima do muro se devo ou não. De um lado há a curiosidade em conferir esse universo e personagens que dizem ser incríveis, por outro, há o medo de me decepcionar ou simplesmente, a leitura não fluir. Vamos admitir que quase mil páginas não é uma missão fácil e como ando em uma época pouco favorável para livros longos como este, adio ainda mais esta decisão.
    A parte da leitura se torna mais lenta em certos pontos não me impressionou, meio que já tenho na consciência que livros mais longos tendem a correr um maior risco de possuir partes assim, o importante é que se recuperem e Diana parece ter conseguido fazer isso com maestria.
    O começo deste livro parece ter pegado todos de surpresa, de acordo com as resenhas que li e isso me deixa curiosa para saber o que houve para um salto tão grande de tempo. Sem falar da mudança de cenário, que aparenta ter proporcionado grandes emoções.
    Não sei se e quando irei começar a leitura da série, mas certamente potencial não lhe falta.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. A resenha não ficou confusa deu pra entender o que quis dizer,eu não li nenhum livro desta série mas confesso que não tenho muita vontade, ainda mais que ele é esta montanha russa ,quem sabe um dia eu animo.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Não me importo muito quando os livros possuem um ritmo mais lento. Aliás, algumas vezes isso até acentua a qualidade da escrita do autor, já que em leituras mais rápidas acabamos não percebendo bem do que o autor é capaz. O meu único problema com essa série é o tamanho dos livros. Imagina ler 1000 páginas e não gostar? :O Se bem que, se eu gostar tanto quanto você, a leitura terá valido a pena.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda vou ler essa serie e tenho que dizer que lendo a resenha fiquei muita mais interessada na série, agora preciso comprar os livros né ? Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  6. Estou assistindo a série e amando Jamie e Claire... A estória é linda, emocionante e envolvente, pelo menos na tv... oque despertou ainda mais a curiosidade pros livros, inclusive adicionei aos desejados no Skoob... mas ando um pouco receosa com séries longas e ainda mais com tantas páginas, rsrs. Me pergunto como a autora consegue manter o interesse do leitor na estória e se em algum momento não se torna uma leitura chata e cansativa. Não me leve a mal, o número de páginas nem me assusta tanto assim mas gosto de livros que vc não consegue largar, flui bem e te faz perder noites de sono, só não sei se é o caso desse... Mas com tantas séries pendentes pra ler esse sem dúvidas vai demorar um bocado.

    ResponderExcluir
  7. essa é uma das serie que eu to mais ansiosa pra ler mas parece nao ter fim!
    nem sei quando livros são perdi as conas já, como sempre adorei a resenha to livro e to bem curiosa pra ler, já que Jamie e Claire parecem ser o casal queridinho de todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São 8 livros, aqui no Brasil só foram lançados 3 ( só que do terceiro em diante serão divididos em duas partes cada).

      Excluir
  8. Oi Gabriel, tudo bem? Nunca ouvi falar da série e nem sei se daria uma chance. Não costumo ser preconceituosa com livros de mil páginas, hahahaha, mas não sei se teria coragem de embarcar nessa viagem com várias voltas. Achei super legal essa comparação com uma montanha russa, gostei da resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Gabriel,não li ainda a série outlander,acabei me desaminando um pouco ,pois percebi que no final da série,ou seja os últimos livros,alguns focos de personagens mudariam e isso me desanimou um pouco,mas após sua resenha,me interessei a tentar ler novamente,não me incomodo com livros grossos e pesados,acho até atrativo um livro ter várias folhas,mas realmente devido ao tamanho e o peso a leitura acaba demorando mesmo para concluída em nosso dia a dia e tantos personagens também leva um tempo para nos acostumarmos com ele,que bom que você gostou e achou que valeu a pena ter lido.Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Eu li esse livro em um período de férias então não tive muitos problemas com o exemplar ser enorme, mas realmente carregar esse livro não dá. A trama realmente tem partes bem tediosas e outras super empolgantes. Esse foco na política da época as vezes me desanimava, mas os momentos entre Claire e Jamie faziam eu superar eles rapidinho. Também dei 5 estrelas pra esse livro, pois acho a escrita da Diana excelente. Preciso continuar logo a leitura de meu casal fictício favorito.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabriel!!!
    Olha, esse livro não é pra mim, rsrs. Quase 1000 páginas? Tenso!! Vou ficar agoniada em levar tanto tempo pra terminar um livro, eu nunca li nada assim tão extenso. E vou te falar... Eu tb vou me perder com a quantidade de personagens, certeza hahaha, daí achei chato isso, o fato de ter q anotar. Acho que, pra quem gosta desse tipo de história, o livro deve ser mesmo bom como vc relatou, afinal elogiou muito a autora. Mas, no meu caso, não vai ser uma boa. Fico feliz que vc tenha gostado, mesmo com os percalços durante o caminho rsrs

    ResponderExcluir
  12. Eu já ouvi muito falar dessa seria, mas ela ate hoje não me chamou atenção. Acho que historia com voltas no tempo não muito chatas e cansativas.
    Vou tentar assistir a serie de tv e se me agradar migrarei para o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Quando eu vi o número de páginas fiquei: meu deus o.o
    Eu já tinha ouvido falar do seriado dessa série e também dos livros,mas não é muito meu estilo de leitura. Fico feliz que apesar de ter momentos que você não gostou muito livro que no final você gostou do livro como um todo.
    Eu te dou parabéns por conseguir ler um livro desse tamanho kkk

    ResponderExcluir
  14. Gabriel, a série não me interessou muito. Seu cenário, sinopse e personagens propostos pela autora me desagradaram. Um único aspecto me chamou a atenção, que foi o segredo escondido. Quem sabe, numa próxima, goste da série?!

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Esse livro e muito grande com certeza não ajuda a levar na bolsa para ler a qualquer hora, ainda não li a serie, mas li varias resenhas do primeiro livro e fiquei muito interessa na historia adorei esse tema de viagem no tempo e já ouvi falar muito do Claire e Jamie !!

    ResponderExcluir
  16. Oi Gabriel, tudo bem? Eu tenho esse segundo livro aqui em casa, mas preciso do primeiro para começar a ler. Já tinha lido outra resenha como a sua, falando que o ritmo do primeiro é muito mais ágil e com uma leitura mais fluida. Realmente, essa mudança na ambientação, a quantidade dos personagens realmente pode ser um pouco confusa... mas gostei de saber, que mesmo com essa diferença de ritmo, a história continua sendo brilhante e que nada está escrito ali por acaso. E realmente, para ler um livro assim, tem que ser feito com calma... vale mais demorar um tempo maior para ler e conseguir assimilar as coisas, do que ler rápido e fazer uma leitura defeituosa.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  17. Oi Gabriel, eu acompanho a série e fiquei chocada com tudo! A segunda parte então da série é foda! Quando terminei ela, coloquei na cabeça que leria o livro, comprei, paguem 50 reais na minha edição, e resultado?! Não consigo evoluir na leitura. To custando a entrar na história mas pretendo sim terminar até final do ano! Fiz a cagada de ler a sinopse do segundo livro e peguei uns spoiler mas tudo bem hahaha

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  18. não tenho interesse em ler outlander.
    acho a história bem interessante de ler, ainda mais por se passar em oura época e despertar minha curiosidade, mas muita gente reclama sobre fazer leitura arrastada e 944 páginas assustam. tenho receio de começar a ler e ter minha leitura arrastada também. como tenho TOC, não vou abandonar o livro e é capaz de eu ficar muitos meses nele, caso não goste. sem contar que houve umas partes da resenha q fala sobre o livro que eu sei que não irei gostar. então, é mais por intuição mesmo e, como você disse, para entrar no clima da história, o leitor precisa estar no clima e acho que esse não é o meu momento.
    a resenha não ficou confusa, (:.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Diana está com tudo com estes livros.
    É um livro grande mesmo, e embora seja por isso que estou alongando a compra dele e do primeiro, porém parece ser uma historia que mexe com a gente (e essa gente, digo: eu). Sou indecisa e as vezes compro realmente o que necessito, vai que eu compre por um preço alto e acabe me arrependendo.

    ResponderExcluir
  20. Eu ganhei o primeiro livro de presente, pois assistia a serie e queria comparar as narrativas, comparar as historias... mas tenho que confessar que quando vejo aquele tamanho de livro eu perco a coragem kkkk ha 6 meses ele ta na estante e eu nao leio!
    Acredito sem duvida que a narrativa deve ser devagar mesmo, mas ainda bem q vc gostou! adoro essa capa com o Jamie lindo na frente

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li nenhum livro da série Outlander, mas morro de vontade. Sei que a história é densa e deixa o leitor com uma ressaca literária por conta dos fortes eventos que acontecem. O fato dele ser enorme não é problema para mim e muito menos se tornar lento por conta das questões políticas, já que é fundamental saber disso para entender o desenrolar das situações. Mal posso esperar para ler!

    ResponderExcluir
  22. Eu ainda não consegui me render a essa. Eu achei ela uma pouco confusa, alem de não ser o tipo de leitura que eu gosto.
    Vou assistir a serie que eu acho que vai me agradar mais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Eu não gosto de livros com voltas no tempo, evito até ler livros que ficam revesando capítulos com o passado e o presente.
    Falam tanto dessa serie que eu já estou ficando com uma certa curiosidade. Bom, tentarei ler esse livro nas ferias porque terei mais tempo para prestar mais atenção nessa historia.

    ResponderExcluir
  24. Li muitos comentários positivos sobre a série Outlander, e por esse motivo me interesso em ler, claro que o grande número de páginas assusta, mas acredito que quando a história é boa o número de páginas não importa.
    Sua resenha está muito boa e fiquei mega ansiosa para começar a ler a série.

    ResponderExcluir
  25. Lembro que quando comecei a ler este volume a primeira coisa que pensei foi: "Que P&#$ é essa?" Quase tive um treco no início, já querendo saber o que ia acontecer e o motivo de ter sido deste jeito. Claro que a autora respondeu tudo muito bem e me deixou prá lá de satisfeita, mas que me assustou, assustou.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  26. Outra série que ainda não li nenhum volume, mas estou louca para ler. Amei as capas, são divinas.
    E a história bem diferente do que ando lendo, além de bem original a meu ver.
    Por se tratar de um romance no passada deixa ainda mais interessante
    bjos

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Seguidores G+

Siga-nos no Networked