Resenha #254 - After Depois da Promessa - Anna Todd - Paralela


Título: After Depois da Promessa
Autor (a): Anna Todd
Editora: Paralela
ISBN: 9788584390007
Ano: 2015
Páginas: 448


Sinopse: Bem quando Hardin acreditava já ter enfrentado todos os fantasmas de seu passado, um terrível segredo sobre seus pais é revelado, despertando os seus piores demônios internos. Tessa sabe que só ela tem o poder de aliviar todos os sentimentos de raiva, traição e confusão que afligem seu amado badboy. Só ela sabe como salvá-lo de seu ciclo autodestrutivo. Mas dessa vez ela não pode. Porque, quando menos espera, sua vida é para sempre alterada por uma tragédia.
Hardin e Tessa prometem lutar com todas as suas forças para que o destino não os separe para sempre. Mas o que acontecerá quando suas forças chegarem ao fim? Depois da promessa... qual será o desfecho dessa
história?
A resenha não contém spoiler

"Muitas vezes na vida eu me senti indesejado, deslocado da pior maneira. Tive uma mãe que se esforçou de verdade, tentou mesmo, mas não foi suficiente. Ela trabalhava demais; dormia durante o dia porque passava as noites acordada. Trish tentou, mas um menino, principalmente um menino perdido, precisava de um pai."

A C A B O U !!!
A C A B O U!!!
A C A B O U!!!

Oi galerinha!

Depois de 2372 páginas chegou ao fim a série After de Anna Todd. O casal Hardin e Tessa protagonizou uma das séries mais controvérsias da literatura atual. A história deles é do tipo ame ou odeie, sem meio termo. Se você acompanha o blog sabe que eu sou do time que amo After. Sou apaixonada pelo personagem Hardin, que mesmo com todos seus defeitos me conquistou.

Como eu disse nas resenhas dos livros anteriores, eu li a fanfiction assim que terminei a leitura do primeiro livro, e já tinha uma ideia do que aconteceria nos livros seguintes, porém, quando conheci a autora e ela contou que o final tinha sido alterado. Eu fiquei super curiosa pra saber qual seria o desfecho da história de amor de Hardin e Tessa, depois de idas e vindas, de tantas desilusões, e de tanta mágoa acumulada será que o amor entre eles sobreviveria?

Que final ela teria dado a essa história que poderia ser diferente da fanfiction? Confesso que meu coração ficou apertadinho com medo que a edição impressa pudesse conter uma mudança drástica no final da história que eu tinha amado tanto na fanfiction. Ainda bem que isso não ocorreu, foi quase como se eu tivesse assistindo um "DVD Versão Estendida". O final ganhou alguns capítulos, que em minha opinião são totalmente dispensáveis. Se eu fosse resumir os capítulos finais de After Depois da Promessa em uma só palavra seria: DESNECESSÁRIOS. Não vi necessidade de saber o que aconteceu na vida dos personagens após 20 anos.

"Se duas pessoas se amam, não pode haver um final feliz, ele responde baixinho."

Porém, isso não significa que o livro não seja bom. Mesmo eu não gostando dos capítulos finais e preferindo o final da fanfiction, eu acredito que After Depois da Promessa seja o melhor livro da série. Ele foi o livro que mais me emocionou. Perdi a conta de quantas vezes chorei com os personagens nesse livro. Cada vez que a Hardin falava algo para a Tessa era quase se como ele estivesse falando comigo. Eu nunca desacreditei dele, eu sempre achei que ele tivesse um lado bom, e sempre brinquei dizendo que ele era um "projeto em desenvolvimento". Então quando ele fala para Tessa: "Por que sempre tenta encontrar meu lado bom? Acorda, Tessa! Não tenho lado bom nenhum!...", é quase como se ele estivesse falando pra mim também. Por que eu sempre defendi o personagem, sempre mesmo quando ele agia errado. E ler esse esse trecho do livro me fez chorar.

Em After Depois da Promessa Hardin descobre um segredo que envolve o passado de seus pais, e que tem reflexo direto em sua vida, tudo isso acontece quando ele e Tessa estão em Londres para o casamento de Trish, sua mãe. Acompanhados de Christian, sua noiva e seu filho, personagens esses muito importantes nesse quebra-cabeças. Já não é novidade que nosso protagonista não lida bem com situações das quais se sente traído e enganado. O final desse episódio termina com uma Tessa devastada e sozinha voltando para a América e um Hardin totalmente perdido, envolvido em autopiedade, drogas e álcool em Londres. Chega a ser desesperador ver o personagem nessa fase.

Tessa resolve que não forçará mais Hardin a querer ficar com ela, e toma a decisão de se mudar para Nova York com Landon, seu amigo e meio irmão de Hardin. Eu acreditava que Tessa fosse uma pessoa fraca, mas depois de analisar bem friamente, o que mais de errado pode acontecer na vida dessa menina? Sinceramente se fosse comigo, eu não conseguiria nem levantar da cama. Quando ela tenta se reerguer parece que sempre o destino lhe dá uma rasteira. Nesse livro os sentimentos de Tessa estão em frangalhos, destruídos não só por Hardin, mas pela vida. Tessa compreendeu o que é estar em um relacionamento abusivo, e conseguiu tomar decisões para reverter essa situação, se tornou uma pessoa mais forte e decidida, aprendeu com seus erros e com suas experiências, mas nunca desistiu do amor.

"Se soubesse que doeria tanto assim, se soubesse que o amor me rasgaria e me costuraria em seguida só para me deixar em pedaços de novo, eu teria ficado bem longe de Hardin Scott."

Acredito que seja necessário se chegar ao fundo do poço para que possamos começar a subir novamente. E é isso que acontece com nossos personagens. Quando o sofrimento atinge o cume, e não há como fugir e nem para onde correr, a única saída é enfrentar. E foi isso que eles fizeram.

Foi gratificante ver Tessa e Hardin amadurecendo, tomando atitudes para que eles individualmente estivessem bem antes de qualquer coisa. Não é possível você dar algo que você não tem. E foi nisso que eles trabalharam. 

Gostaria de poder contar tudo que eu sei sobre o Hardin para vocês, para que vocês pudessem enxergar ele através dos meus olhos, mas infelizmente acabaria com o encanto de vocês descobrirem por vocês mesmos, como o meu "projeto em desenvolvimento" finalmente evoluiu.

Eu sei que muitos não irão gostar do final do livro, muitos vão dizer que é fantasioso demais e não faz jus com a história de amor entre Hardin e Tessa, mas é a visão da autora e mesmo não concordando temos que respeitar. Anna Todd soube conquistar legiões de fãs pelo mundo afora, com sua narrativa cativante e envolvente, e com uma história de amor e superação.

Com Hardin e Tessa eu aprendi que uma história de amor não precisa ser linear e sem erros, não precisa ser incondicional, ela precisa ser verdadeira. Quem ama precisa acima de tudo acreditar no melhor que a outra pessoa possa vir a ser, e trabalhar para que ela acredite nisso também. Aprendi que por mais problemas que alguém possa ter, mesmo tendo uma família difícil ou um passado controverso, se ela quiser de verdade, mas de verdade mesmo e acreditar nisso piamente ela pode sim mudar, e que essa mudança não ocorre do dia para a noite, ela acontece gradativamente e leva tempo. Mas o mais importante é nunca desacreditar. Eles são o casal mais doido da literatura, com tantas idas e vindas, mas mesmo assim são perfeitos em toda imperfeição.

Para os que gostam de After sofram comigo porque chegou ao final. Para os que não gostam, superem! Afinal, After aconteceu e foi um sucesso. Para mim deixará saudades, amo esses personagens!

"Uma pessoa só sabe como tem sorte de poder passar a vida com a outra metade da sua alma quando é obrigada a viver sem ela."





21 comentários :

  1. Acho que já disse isso antes, mas repetirei aqui e caso nunca tenha dito, aqui está a chance: Seu amor por essa série me assusta e ao mesmo tempo me faz te admirar, porque falando sério, acho que enlouqueceria acompanhando a história de amor desse casal, que parece andar em uma corda bamba sobre um abismo.
    Acho que depois de tantas resenhas, agora percebo por meio dos seus olhos um amadurecimento maior nos personagens e isso é gratificante, mesmo estando bem longe da minha meta iniciar After, pois senti um sentimento muito grande de angústia com as resenhas. Nunca pude entender como Tessa podia tentar e tentar tantas vezes ver o lado bom de Hardin e perdoar as burradas dele. Assim como nunca entendi porque ele aparenta cometer tantos erros que a magoam, mesmo dizendo que ama essa garota. Todavia, creio que não há como entender sem mergulhar nesse romance.
    Anna Todd conquistou diversos fãs, isso é irrefutável e mesmo a premissa de sua série não chamando a minha atenção, ela parece ter feito um romance que apesar de conturbado, oscilando entre o amor e o desamor, fisgou muitos corações, entre eles o seu.
    Quanto ao final do livro, admito que não entendi muito bem porque mostrar a vida dos personagens 20 anos depois, mas antes capítulos desnecessários do que capítulos desastrosos.
    Enfim, acho que com o final de After verei muitas resenhas como a sua, mergulhadas em emoção e despedida. Se todas as fãs amarem Hardin e After como você, Anna terá que trabalhar duro para criar uma série e um personagem que conquiste tamanho público. Talento ela tem, mas certos romances são difíceis de serem superados pelos seus amantes.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oie Patty! Tudo bem!?

    Eu não li nada dessa série, mas faz bastante sucesso e as meninas gostam muito destes livros. Quando a autora veio pro Brasil eu vi o quanto o pessoal curte.
    Não faz meu estilo ler muitos romances, ainda mais nessa temática. Mas eu gostei muito da sua resenha e da mensagem que os livros passaram pra ti. Acredito que o amor muda as pessoas também, é o maior sentimento do mundo, universal e quando amamos alguém, lutamos por isso e vivemos o amor intensamente mesmo. Achei bem legal os personagens não serem perfeitinhos e tudo dar certo sempre, muito pelo contrário, coitados!

    Acredito que são bons livros, vou indicar sempre que alguém me questionar sobre eles e quem sabe as meninas do blog leiam, ou eu mesma, nunca se sabe! Eu nunca me limito totalmente, apesar de não ser um gênero que eu leia com frequência, se surgir a oportunidade, leria, porque curti bastante a resenha.

    E que capas lindas essas não? Adorei o efeito!!

    Beijo!
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Patty, eu amo essa série e estou louca para saber o desfecho. Comecei a ler sua resenha mas quando vi spoiler parei. De qualquer forma fico feliz em saber que o livro foi o melhor da série.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler o desfecho desta história ,não sou muito fã do Hardin mas espero do fundo do coração que ele supere todos os seus problemas e seja uma pessoa melhor pra Tessa.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Patty, como não acompanhar a sua saga de resenhas sobre After aqui no Blog?! Pois é, risos. Bem, eu ainda não comecei o primeiro livro da série, mas não nego que é bastante do meu interesse. Entretanto, After Depois da Promessa foi o livro menos interessante para mim, definindo por sua resenha, porque você acabou dando mais créditos para a fanfiction, o que me desanimou. Estou curioso para saber este final.

    ResponderExcluir
  6. Oi Patty! Eu também já havia lido a fanfic antes mesmo dela sonhar em virar livro! Quando ouvi que o final seria diferente também quis ler pra ver o que realmente seria diferente, mas depois que ler sobre esse final cheguei a conclusão que não iria perder meu tempo lendo tudo de novo! O último livro é cheio de turbulências e foi o que me fez concluir a história, porque já estava cansada de tanto "vai e vem", segredos... enrolações! No final de tudo eu acabei amando a história e me apegando muito aos personagens, então te entendo, porque sofri no final também hahaha Continuo não pretendendo ler o livro, mas quem sabe qualquer dia não dou a louca?! Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  7. Patty,já li os dois primeiros ,tenho o terceiro e o quarto e pretendo adquirir o quinto e último para concluir a série.Nossa,2372 páginas!!!Passa com tanta fluidez que nem sentimos,realmente.Quem lê,ama ou odeia After,que bom que a modificação do final você tenha achado desnecessária e não ruim e ter considerado esse o melhor livro da série.Nossa,vou preparar lencinhos,que triste oque acontece em Londres.Que bom que Tessa fica mais forte e decidida ,amei saber disso.Bom,realmente vê-los amadurecendo.Amei a colocação´´perfeitos em toda imperfeição``Ansiosa para conferir.Mil beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  8. Ai, Pattyyyyyyy! Acabou! =(
    Chorei loucamente em várias partes... De emoção, de medo, de desespero e de tristeza, por ser o fim da história. Tb achei os 20 anos desnecessários. Eu abriria mão deles por capítulos na atualidade, mas não deixou de ser interessante pra gente confirmar o que sempre soubemos. "Eles são perfeitos em toda imperfeição". E eu fui uma leitora absurdamente feliz por ver o Hardin vencer na vida e, por algumas vezes, dar um banho na Tessa qnt à maturidade. Eu sempre tive fé nele, sempre. (Um beijo, Anna! Beijo pra vc tb, Harry! rsrs). Enfim, pensei até que fosse ter uma ressaca literária, mas precisei reler várias coisas novamente pra superar e pra catar alguma dica num certo casamento.. E aí, com quem? Eu tenho o meu palpite e quero saber o seu. Precisamos conversar, vou te mandar msg!!! rsrs.

    ResponderExcluir
  9. É bem improvável que goste dessa série. Não sou muito fã de romances e principalmente dos que são melodramáticos, às vezes gosto de romances mais desse tipo, mas é bem difícil. Talvez leia, para saber o que vou achar, pois nem sei se vou amar ou odiar. E pelo que entendi lendo essa resenha Hardin tem muitos problemas e não quer ficar com Tessa e ela quer obrigá-lo a ficar com ela, acho que isso não faz sentido para mim.

    ResponderExcluir
  10. Você nota o nível de intimidade da pessoa com o personagem quando já ta sentindo que tudo que o mocinha fala foi direcionado pra ela kkk Mana nem sei o que dizer do final dessa serie até porque eu só li o primeiro livro, tenho intenção de continuar mais não desesperadamente. Que pena que o final do livro não foi como o da fanfic, mesmo não sabendo como foi deve ter sido um final que trás contentamento pra você preferir ele ^^ Eu por enquanto ainda foi ficar só com as suas resenhas de base pra saber o que aconteceu na história, depois me concentro nesse serie de novo.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Patty.
    Confesso que o livro e a série não me chamam nem um pouco a atenção. Os protagonistas possuem características que não me agradam, acho desnecessário um romance tão longo e, por fim, essa mais desnecessário ainda saber o que acontece 20 anos depois. Alongar a obra pode ter sido uma boa estratégia de marketing e para vendas, mas para mim não funciona.
    De toda forma, a resenha ficou ótima.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro. Serão seis livros para três vencedores.

    ResponderExcluir
  12. Que bom que no final voce gostou muito dos livros, eu tenho muita vontade de ler pois eles parecem emocionantes, mas eu vi varias resenhas dessa serie After e a maioria delas foi negativa, eu fico meio indecisa para ler ou não, mas acho que no momento não irei ler por medo de acabar me decepcionando

    ResponderExcluir
  13. Oi Patty!
    Confesso que já tive vontade de ler essa série, mas li tantas resenha não muito positivas que me desanimei, o fato de ser muitos livros também colaborou pra isso (sou meio preguiçosa pra ler séries, hahaha), enfim, fico feliz que tenha gostado da leitura, é sempre dificil se despedir de séries que voce gosta, pelo menos foi assim com as minhas, hahaha, ótima resenha parabéns, bjos.

    ResponderExcluir
  14. Que bom que você gostou da série, eu ainda estou em dúvida entre ler ou não, pois li muitos comentários negativos em relação a história e pouquíssimos positivos e por esse motivo estou em dúvida, mas sua resenha positiva me animou e pretendo ler o primeiro livro da série, para ver se curto ou não e se curtir dar a continuidade da leitura da série.

    ResponderExcluir
  15. Hello!
    Paty ja to sabendo que vc é a fã nº 1 de After e claroo que vou ler tudo, vc mega me empolga.
    O casal Hardin e Tessa com certeza deixaram marcas em mtos leitores, que acompanhou esse casal tao complicado. Eu ja li varias resenhas e ate hoje nao sei se torço por eles ou nao para ficar juntos.
    Já ouvi falar que a FanFiction é melhor mesmo, que tem mais coisas e mais detalhes, mas eu devo ler apenas o livro mesmo, ainda mais que acho as capas tao lindas.
    Gostei do que falou sobre o amor deles, que basta ser verdadeiro e o resto é o resto...Final de livro é assim mesmo, uns amam, outros odeia, hehe.
    Beijos

    https://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Parece ser um livro muito infantil, não me agradou.

    ResponderExcluir
  17. Me emocionei com a sua resenha. Tô com muita vontade de ler essa coleção agora. A história desses dois parece ser cheia de idas e vindas.

    ResponderExcluir
  18. Agora que a série chegou ao fim, pretendo comprar os livros para ler. Fico muito feliz em ver que a autora manteve não só o interesse do leitor, mas a qualidade da narrativa.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  19. nossa acabei de terminar de ler... e fiquei feliz por saber que tem pessoas que se viciaram na serie, tanto quanto eu... bom, concordo com voce...o ultimo livro é o melhor, nossa chorei muiiiito...acabei de ler e ainda estou anestesiada.. mais amei..amei..amei..

    ResponderExcluir
  20. Sinto aquele apertozinho no peito, agora que terminei de ler 'Depois da promessa'. A série After me consumiu de tal forma que era impossível parar de ler. Me emocionou tão profundamente que chegava a ser um pouco depressivo Hahaha, me sentia parte da história e vivia isso muito intensamente. Ora, sentia vontade de ''entrar'' no livro e dar um abraço em Tessa depois das besteiras de Hardin, ora, queria confortar Hardin nos momentos de fúria e desespero, quando Tessa o rejeitava. Era torturante o sofrimento dos dois. E o meu também. Não parece muito saudável se apegar tanto a personagens fictícios, da maneira como eu me apeguei aos da série, mas principalmente Hardin e Tessa. Eu sinto como se uma parte de mim está faltando agora.. é estranho e exagerado. Eu sei. Mas, talvez seja por eu ser tão estranha e exagerada com sentimentos, que eu me identifiquei tanto com os livros. Uma história de amor nada comum, cheia de altos e baixos, brigas e reconciliações. Quem leu, sabe do que eu tô falando, quem ainda não leu.. bom, eu aconselho que você leia. A menos, que você não queira ter seu coração ''rasgado e costurado em seguida só para deixar em pedaços de novo.''
    HESSA FOREVER!

    ResponderExcluir
  21. Encontrei o primeiro livro da coleção de maneira despretensiosa. Mas assim que comecei a ler o primeiro, não consegui parar de ler os demais; fui mergulhando na estória de uma maneira que passei a sentir cada sentimento que Tessa sentia com as situações que apareciam.
    Muitos podem tê-la achado fraca,com falta de respeito e amor próprio,mas eu, não a vi dessa maneira. Ví Tessa como uma menina jovem que saiu de uma bolha imposta pela sua mãe lidar com os problemas dela,ainda que ironicamente, da forma mais adulta possível. Ela é uma personagem bastante corajosa, que pelo seu amor por Hardin, deu a ela mais chances do que o esperado, mas também soube se afastar dele de maneira firme quando foi realmente preciso! Sei que ela a ridicularizou e a humilhou, de um modo que ela não merecia, diversas vezes, mas ela,ainda assim, não desistiu dele nem quando achou que estava desistindo ! Ela reagia aos seus instintos,suas paixões, ao seu sentimento sem se importar com o que os outros queriam que ela fizesse. Para mim, o mais bonito nesse livro foi a redenção de Hardin. Não pelo clichê de Bad boy, Hardin era mais que isso.Era um garoto que teve a sua vida completamente perturbada por um longo tempo, tempo demais até ! Me peguei pensando, algumas vezes, que a autora exagerava no drama, mas depois vi o quanto se parecia com a vida real. Ninguém, no lugar de Hardin, teria aprendido a mudar tão rapidamente, e por isso ele precisou se esforçar, cair, se esforçar mais uma vez até perceber que valia a pena sair de sua infelicidade confortável e se permitir amar e ser amado! Se Tessa não o tivesse ajudado tantas vezes a se enxergar como ele realmente é, se não fosse tudo tão difícil como foi ele jamais se deixaria conhecer! Tessa não só se doou para Hardin até se esgotar,ela também se recuperou e permitiu que ela enxergasse, por ele mesmo, como seria sua vida se deixasse a luz entrar !
    Minha experiência com leitura ainda é raza, mas posso dizer que esse foi o romance mais envolvente, intrigante e real que poderiam escrever. Afinal, a vida real é muito difícil, há sempre muitos obstáculos, mas se você não acreditar e se não der o seu melhor, ela nunca se tornará melhor! Para mim, o segredo da vida é "acreditar"; Tessa acreditou em Harvin e depois ele acreditou em si mesmo,e então, apenas por isso, eles puderam ser felizes e terem a vida quw, os dois, sem hesitar digo, os dois, mereciam ter!
    Esse livro,para mim , foi nada mais do que, estimulante !

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Seguidores G+

Siga-nos no Networked