Resenha #269 - O Desafio de Ferro - Cassandra Clare & Holly Black - Novo Conceito

Título: O Desafio de Ferro
Série: Magisterium #1
Autor(a): Cassandra Clare & Holly Black
Editora: Novo Conceito ( Irado )
Páginas: 384
ISBN: 9788581635576
Ano: 2014


- Livro recebido em parceria com a editora.


Sinopse: Amigos e Inimigos. Perigo e Magia. Morte e Vida. A maioria dos garotos faria qualquer coisa para passar no Desafio de Ferro. Callum Hunt não é um deles. Ele quer falhar. Se for aprovado no Desafio de Ferro e admitido no Magisterium, ele tem certeza de que isso só irá lhe trazer coisas ruins. Assim, ele se esforça ao máximo para fazer o seu pior... mas falha em seu plano de falhar. Agora, o Magisterium espera por ele, um lugar ao mesmo tempo incrível e sinistro, com laços sombrios que unem o passado de Call e um caminho tortuoso até o seu futuro.


Fala galera! Tudo bom? :D

No post de hoje eu vim contar um pouquinho sobre a leitura de O Desafio de Ferro, a nova série infantojuvenil da autora Cassandra Clare (Instrumentos Mortais e Peças Infernais) em parceria com a autora Holly Black (A Menina Mais Fria de Coldtown). Eu amooooo a escrita de ambas, e quando fiquei sabendo do lançamento dessa série fiquei completamente ansioso, ainda mais quando vi qual era a premissa da história.



Magisterium vai contar a história de Callum Hunt, um jovem de 12 anos que cresceu ouvindo de seu pai que em um determinado momento de sua vida, ele teria que participar do Desafio de Ferro, o exame de qualificação para o Magisterium, uma escola para magos. Só que o pai de Call dizia que ele deveria fazer de tudo para ser reprovado, ou coisas ruins aconteceriam, mas Call falhou na tentativa de falhar e foi aceito no Magisterium e lá na escola, muitas coisas vão acontecer, e mistérios envolvendo o seu passado vão começar a se desenrolar.

O livro é narrado em terceira pessoa, e como muitos de vocês já sabem, é meu estilo de narrativa favorito, pois com isso as autoras conseguem dar um panorama geral de tudo que está acontecendo sem exigir a presença de nosso protagonista. A leitura é muito fluída, característica dos livros da cassandra, eu li o livro em uma "deitada" (sim, eu leio deitado na cama =P), comecei a ler antes de dormir e quando me dei conta ele já tinha acabado, rs.

Temos então uma escola de magia, um trio de amigos, um possível vilão que aterroriza todos os magos do mundo. Pera, eu já ouvi isso ai em algum lugar. Sim, parece bastante com Harry Potter, né? Assim como em HP, temos aqui um mundo imenso e em O Desafio de Ferro só vemos um pouquinho de tudo que as autoras estão preparando. As similaridades com a história da J.K. Rowling estão sempre presentes, ficou claro que HP é uma inspiração para as autoras, e elas não escondem isso de forma alguma. No universo de Magisterium, a magia está ligada aos elementos, cada mago domina um elemento e com ele, cria/manipula as magias. Quem já assistiu Avatar sabe o quão legal histórias com dominação de elementos são. Isso abre um leque gigantesco no quesito mágico da história.

Os personagens são bem interessantes, o trio principal se destaca com facilidade, cada um possui uma personalidade forte e backgrounds completamente diferentes. Alguns outros personagens da série ficaram um pouco mais apagados, mas isso é algo que pode vir a ser explorado nos próximos volumes.

Confesso que ao mesmo tempo em que eu estava gostando, eu estava achando a história meio sem sal. Tem todos os elementos que me conquistam em uma história, é escrita por duas das minhas autoras favoritas, mas estava faltando àquela emoção de quando você aquela história infantojuvenil e a sua criança interna fica com os olhos brilhando, sabe? Eu particularmente fico assim sempre que vejo/leio HP, e senti muita falta disso. Mas daí eu chego ao final da história e BAM!!! Elas jogam um plot twist que me pegou completamente desprevenido e abriu mais ainda o leque do que pode vir a acontecer nos próximos volumes da série. 

No geral, O Desafio de Ferro foi um livro bem morno, mas que ao mesmo tempo foi um bom início para a série. Espero que as coisas melhorem nos próximos volumes.

Bom gente é isso.
Forte abraço, e até a próxima. 







31 comentários :

  1. Assim que vi esse lançamento e sinopse também fiquei bem curiosa para lê-lo. E no decorrer de sua resenha minhas expectativas aumentaram. Acho incrível o mundo e as aventuras vivenciadas em HP e acredito que também irei gostar deste, pois as semelhanças que existem são realmente bem nítidas.
    Adicionei em minha lista de leituras e espero ler em breve.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi!!!
    Eu também adoro a escrita das duas e logo fiquei curioso pra ler. SIMPLESMENTE ADOREI!!!
    Como você disse, não tem aquele ritmo acelerado no inicio, mas acho que isso se deve ao fato das autoras terem que nos apresentar o universo e os personagens.
    Estão fazendo muitos elogios pro segundo e vou lê-lo logo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Essa autora é uma das minhas favoritas estou lendo o ultimo livro da serie Instrumentos Mortais, eu não vi uma resenha tão bem detalhada como essa me fez ter uma visão diferente do livro. Beijos

    http://www.angelimcosmeticos.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?

    Nossa, eu adorei a leitura de "O Desafio de Ferro" e achei super fluída. Realmente, é inevitável comparar algumas situações com Harry Potter, mas acho que o desenvolvimento é bem diferente. Adorei os personagens, e como aos poucos eles foram se entendendo, e como o Call percebeu que pode ter amigos verdadeiros, prontos para defendê-lo. Algumas cenas são bem paradas mesmo, mas o final é bem eletrizante e estou doida para ler o próximo.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  5. Bom adoro a escrita de Cassandra Clare, já li Os Instrumentos Mortais e adorei, mas ainda não li nada da Holly Black, mas queria ler A Menina Mais Fria de Coldtown, me interessei muito por O Desafio de Ferro, parece ser um livro muito bom, por esse motivo pretendo lê-lo.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não cheguei a ler esse livro, mas ja estou amando pelas resenhas. Esse eh o tipo de historia que eu gosto de ler e não posso negar que gostei de a historia se assemelhar a HP. Enfim, achei muito interessante e nada convencional.

    ResponderExcluir
  7. Oi eu nunca tinha lido nada dessa escritora não é o tipo de gênero literário que eu gosto de ler mas com a sua resenha eu fiquei animada obrigada pela dica bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabriel tudo bem?? Eu me lembro do lançamento deste livro eu li apenas o cidade dos ossos achei bem legal e aquele final destruidor de forninhos me deixou um pouco chocada kkk no geral gostei bastante mas não continuei a serie (não sei pq) então de certa forma conheço 10% da escrita da autora mas nunca ouvi falar da outra. Bom mas vamos ao que interessa acho que HP foi um divisor de águas na literatura e ate entendo que as inspirações sao bem legais mas confesso que fico com um pezinho atrás sabe, eu sou movida por novidades acho que em livros de fantasia sao essenciais (não que eu seja expert no gênero nem nada) não sei se é o tipo de livro que sinto vontade de ler mas quem sabe um dia né? So do livro ter um final de segurar os forninhos já é um ponto positivo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Gabriel. Eu não costumo me interessar por livros que envolvam magia, mas O Desafio de Ferro conseguiu chamar a minha atenção. O primeiro ponto é a união de escrita entre duas boas escritoras. O Desafio de Ferro em si, narrado no livro, me conquistou por narrar futuras espécies de batalhas, onde os personagens são altamente bem construídos. Gostei!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Gosto muito da escrita da Cassandra Clare e quando lançou O Desafio de Ferro fiquei animada para ler já que ele estava dentro do mundo de Instrumentos Mortais mas com o tempo acabei desanimando em continuar a leitura e ainda não sei se irei ler pois tem outros livros que quero ler, mas a historia é legal e gostei de saber que o livro termina com um gosto de quero mais !!

    ResponderExcluir
  11. Lembrei de Divergente no caso do personagem não se destacar no Magisterium, caso contrário sofreria com suas escolhas. Gosto bastante da Holly Black, mas nunca li Cassandra Clare, espero gostar de O Desafio de Ferro. Uma proposta mágica deste livro me interessou, como a escola de magia, altas aventuras e aprendizado de "feitiços". Chamo a atenção como as autoras consegue narrar uma boa história mesmo sem a presença da protagonista, gostei bastante de ver isso em sua resenha, um ponto forte delas.

    ResponderExcluir
  12. Oi!!
    Este é um (dos muitos) que compõem minha wish-list, e, assim como você, achei que a premissa da história é muito interessante, e além disso é escrito por duas autoras "mitas" de quem sou muito fã
    Forte abraço,
    Wesley

    ResponderExcluir
  13. Quando esse livro foi lançado não me interessei por ele, primeiro por ser de fantasia, gênero que andei me interessando mais apenas nos últimos tempos e além disso, nunca li nada as autoras, e apesar de pretender ler os livros delas, não pretendia começar com esse.
    A trama lembra muito mesmo HP, o que talvez para muitos tire parte do elemento surpresa, entretanto, acredito que não seria um problema para mim, principalmente ao envolver a magia elemental, como fã de Avatar adoro ver esse tipo de coisa nas histórias.
    A narrativa em terceira pessoa é um ponto forte, pois também é o estilo que mais gosto de narrativa e levando em conta a fama das autoras, acho que elas conseguem envolver o leitor. Uma pena que para você a leitura tenha sido morna, mas como se trata do primeiro livro da série, acredito que talvez os próximos volumes possam te proporcionar o que esse não conseguiu.
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. faz um tempinho que to de olho nesse livro e to bem curiosa para ler, já li os livros de Cassandra Clare e seus livros são maravilhosos, gostei da resenha desse e to bem curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não conheço a escrita dessas duas autoras,mas tenho um da Holly Black na minha fila de leitura:Gata Branca.
    Gosto muito de magia,apesar do final ter uma reviravolta,não fiquei com vontade de ler por enquanto,a similaridade com o Harry Potter não chamou minha atenção,vou atrás das obras delas sem ser em conjunto,ai se me conquistar,provavelmente vou querer tudo que publicaram.

    ResponderExcluir
  16. Eu sou doida pra ler esse livro! Eu amo os outros livros da Cassandra Clare, e amo a escrita da autora. Ainda não li nada da Holly Black, mais sou doida pra ler A Menina Mais Fria de Coldtown. Esse livro realmente parece ter tudo para ser ótimo, amei saber que é meio parecido com Harry Potter. Mas desanimei um pouco por saber que ele é sem sal. É uma pena que o livro seja escrito por autoras tão boas, e não é tão bom assim :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Li Magisterium - O desafio de ferro no começo do ano e gostei bastante.
    Esse foi o primeiro livro que li das autoras e tive vontade de ler outros. Achei a história bem legal, assim como os personagens, em especial o protagonista Call e seus amigos Tamara e Aaron.
    Não gosto muito quando o livro é narrado em terceira pessoa, mas esse livro ficou muito bom dessa forma. Outro ponto que achei positivo é o livro ser escrito por duas autoras e eu não percebi mudanças na forma de escrever.

    ResponderExcluir
  18. Af, detesto quando a pagina recarrega e ainda estou escrevendo o comentário !!!!!
    Oi Biel, a quanto tempo não leio algo seu, saudades.
    Bom, ser curta, eu detestava a Cassandra Claire com a serie "Instrumentos Mortais" e não queria saber desses livros nem pintados de ouro, ate me assistir o filme e me apaixonar, depois disso comecei ver essa serie com outros olhos, sendo assim, tudo o que a Cassandra Claire escrever eu quero ler, independente do gênero. Se assim já quero ler "O Desafio do Ferro", imagina tendo inspiração em HP que adooooro, magia e afins, com certeza este esta em minha lista, e farei com gosto esta leitura. Como não conheço nada da Holly Black, assim já começo entrando em seu mundo e descobrindo os mistérios de sua escrita kkkk

    Bjsss

    ResponderExcluir
  19. Oie :)
    Estou bem curiosa pra esse livro já que adoro a escrita da Cassandra e só ouço elogios sobre os livros da Holly.
    Amo histórias envolvendo magia ainda mais quando colocam uma escola no meio. Uma pena que você achou a história meio sem sal, e infelizmente li várias resenhas da continuação falando que tem muita pouca ação no segundo :/

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Hello!
    Adoro fantasia e a escrita da Cassandra Clare é sensacional, mtos elogiam.
    Ao ver a capa do O Desafio de Ferro, confesso que nao me animei mto, parece ser mto juvenil pra o meu gosto, mas eu amo Harry Potter, então acho que posso tentar ler um dia.
    Que bom que o final veio para salvar a historia que era sem sal no inicio e que vc sentia falta de um tchan.
    A capa está mto bem feita, achei bonita para o genero.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente esse é o tipo de livro que já tentei ler, mas não consegui. O gênero não faz meu estilo.

    ResponderExcluir
  22. Eu tb leio deitada, hahaha :D
    Adoro a Cassandra, sou fã da saga Instrumentos Mortais, mas ainda não li o livro da outra autora e estou curiosíssima.
    Curti muito como o destino se cumpre na vida do protagonista. Apesar do pai o alertar e ele mesmo tentar falhar devido aos perigos que o esperam, ele passa no teste. E, então toda a magia e aventura começam...
    Adoro fantasia juvenil e este livro me soa como muito bom.
    Adorei sua resenha. Fiquei mais a fim de ler o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Depois dessa resenha estou na dúvida se quero ou não ler o livro, por conta desse lado morno e o fato de ser um bom início para uma série. Acho que faltar esse bum na história desanima, mas vou esperar pelo próximo volume e ver os comentários para me decidir se vou encarar ou não.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Oie! Quem nunca ouviu falar de Magisterium ou de suas autoras?

    Comprei esse livro para dar de presente a uma amiga e ela gostou bastante. Ainda não cheguei a ler, mas o que não me falta é vontade - e curiosidade, haha.

    Eu estava realmente empolgado, mas o seu comentário sobre a obra não despertar a sua criança interior me desanimou :/ Me senti assim também com Boneca de Ossos, da Holly, os momentos em que me arrepiei - sim, isso aconteceu, tem umas cenas bem assustAdoras- foram o que salvaram a leitura, porque também não fez jus ao título de infantojuvenil.

    Mas parabéns! Ótima resenha, como sempre! ^^

    Abs!

    ResponderExcluir
  25. Eu amei essa capa! A estoria também parece ser muito interessante, meio parecida com HP mas como n estou muito por dentro de HP porque não sou muito fã, fiquei interessada nessa leitura por gostar muito das autoras. Sua resenha foi ótima, breve e bem explicada.

    ResponderExcluir
  26. Ainda não li essa série infanto Juvenil da Cassandra Clare. Legal saber que ela escreveu em parceria com a Holly Blacky. Essa aventura do jovem Call que prometeu falhar e não conseguiu ,parece ser recheado de mistérios,após ele ingressar no Magisterium.Legal ser narrado em terceira pessoa,pois podemos saber que os outros personagens estão pensando.Legal saber que é parecido com Harry Potter. Pena que tenha achado um pouco sem sal mesmo gostando da história.Legal que a coisa possa melhorar nos próximos volumes.

    ResponderExcluir
  27. Quero ler só por causa da Cass. Adoro os livros dela e esse foi um que me interessou e não pude ler ainda. Uma pena ter achado morno, confesso que quando vejo resenha dele eu já espero comentários super bons pra me encorajar a arrumar o bendito e ler logo. Espero que cresça e vá ficando uma série gostosa de ler.

    ResponderExcluir
  28. Por um momento achei que fosse um dos livros do Rick Riordan, aquele três personagens parecem bastante com os personagens das capas do Rick. Vou começar logo logo a ler a série da Cassandra Clare, por isso ainda não tive oportunidade de ler nada dela e nem da Holly. Achei super bacana ser do tipo Harry Potter. Espero que a série melhore daqui para frente.

    ResponderExcluir
  29. A maioria das pessoas que eu vejo lendo este livro, falam super bem da história. Até pouco tempo eu não tinha o interesse de comprar porque tinha continuação e os leitores estavam reclamando bastante sobre o lançamento aqui no Brasil. Já sofro com isso com a trilogia de Olho por olho. Agora que a Record vai lançar os próximos, vou tentar dar uma chance para a história.

    ResponderExcluir
  30. Oi!
    As semelhanças com HP ficaram evidentes mesmo, mas isso não me desanima, ainda acho que essa série tem futuro! Apesar de ter sido um começo "morno", imagino que as autoras vão conseguir melhorar no desenvolvimento...
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Eu adorei a capa do livro, muito atrativa. Sempre fico com um pé atrás com séries juvenis, porque os personagens sempre me parecem um pouco superficiais, mas parece que isso não aconteceu nesse. Achei os elementos bastante parecidos com HP em vários aspectos, mas acho que as escritas das autoras valem a pena.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Seguidores G+

Siga-nos no Networked