Resenha #284 - A Indomável Sofia - Georgette Heyer - Editora Record

Título: A Indomável Sofia
Autor(a): Georette Heyer
Editora: Record
Páginas: 408
ISBN: 
Ano: 2016

Onde comprar: Amazon.com.brSaraiva



- Livro recebido em parceria com a editora

Sinopse: Sofia Stanton-Lacy é alegre, impulsiva e de uma franqueza desconcertante, características que não combinam com o que se espera de uma mulher em sua posição na sociedade londrina do início do século XIX. Educada durante as viagens de seu pai, órfã de mãe, ela chega à casa de sua tia em Berkeley Square para derrubar as convenções e surpreender a todos com seus modos independentes e sua língua afiada. E Sophy parece ter chegado no momento certo: seus primos estão com muitos problemas. O tirânico Charles está noivo de uma jovem tão maçante quanto ele, já Cecilia está apaixonada por um poeta, e Hubert tem sérios problemas financeiros.
A prima recém-chegada decide então ajudar a todos com sua determinação e impetuosidade, e acaba enfrentando agiotas, roubando os cavalos de seu primo e atirando de raspão em um honrado cavalheiro. Embora sejam sempre mirabolantes e arriscados, seus planos sempre dão certo e tudo parece estar sob seu controle. O que ela não espera, porém, é que seu primo Charles, que aparentemente não vê a hora de arrumar um marido para ela, de repente passa a enxergá-la com outros olhos...


Posso dizer que esse ano eu bati meu recorde de Romances de Época e olha que a ente ainda ta em Março. Mas só esse ano ao todo já li 8 livros do gênero. E pra mim que gosto de variar bastante nos gêneros, é um marco.

O que eu pude perceber nesse gênero é que eles, basicamente, possuem o mesmo enredo, mas de formas diferentes. Confuso, né? Eu explico.

Em A Indomável Sofia, nós temos aquela famosa “heroína”  à frente do seu tempo. Com opiniões próprias e sinceras, uma língua afiada e fala o que pensa sem se preocupar se aquilo é ou não adequado para uma dama.

Criada pelo pai – órfã de mãe – Sofia, cresceu uma moça segura de si com suas próprias opiniões a respeito dos mais diversificados assuntos e bastante independente.

Quando seu pai vai para o Brasil, ele resolve, então, deixar a jovem aos cuidados da tia. Esta por sua vez fica feliz, pois Sofia será uma companhia agradável pra sua filha Cecília, visto que seu irmão só sabe tecer elogios sobre a filha.

Contudo, quando Sofia chega a residência de sua tia, todos ficam surpesos com os modos da jovem. Principalmente seu primo Charles, que é o “responsável” da família.

Sofia logo vê que seu primo, que é noivo da chata e entediada Eugenia, antes estava louco para lhe arrumar um marido e agora, porém, parece estar começando a se interessar por ela.

O que me agradou muito nesse livro, foi o fato dele não ser apenas focado nos protagonistas, mas sim nos outros personagens. Ao passo que vemos Sofia e Charles se envolverem, também vemos Hubert, Cecília  e até Eugenia, cada um tratar de seus próprios obstáculo na vida. Seja com um romance proibido ou uma dívida financeira.

Com uma narrativa deliciosamente sarcástica e divertida, a autora nos conduz nesse romance que faz com que 400 páginas não sejam o suficiente.

Sofia é uma personagem hilária, com sua habilidade manipuladora, sempre que ela tenta ajudar alguém, mesmo tendo toda boa intenção, seu jeito direto demais acaba por sempre atrapalhar, o que não faz sua tentativa menos gentil.

Charles é o típico “mocinho” que é visto como turrão e tirano pelos irmãos antes da chegada de Sofia.

A única coisa que me deixou um pouco desanimada com a história foi a falta de romance entre os protagonistas. Ela é presente, sim, mas não tanto quanto estou acostumada a ver nos romances que leio, talvez por isso, eu tenha sentido mais falta desse aspecto.

Mas nem por isso a história deixa de ser envolvente, na falta do romance, a autora acrescentou com as histórias dos personagens secundários, o que acho mega justo agora, ela fazer o livro de cada um.
Recomendo o livro para os amantes de Romance de Época!


15 comentários :

  1. Oi, Beta! Adoro romances de época, queris estar lendo tanto quanto você, mas parei de comprar livros por um tempo (!) e por enquanto só tenho mais um na fila.
    Bem, falando deste romance, o que não te agradou pode me agradar, e muito: a falta de romance entre os protagonistas, ou, como você disse, não em evidência. Eu gosto disso e me deixaria feliz em ler. Já salvei esse como próxima compra assim que eu a fizer, e espero gostar. beijos!
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii, Beta!
    Ai eu quero muito ler esse livro, sou a louca e viciada em romances de época, e de cara o que gostei é que a capa não segue tanto os modelos de outros romances de época, é moderna. E eu não me canso deles, principalmente destes que tem protagonistas como falaste famosa heroína a frente do seu tempo. Então esse livro já está na minha lista de desejados. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Romances de época andam me encantando muito e desde que vi a sinopse desse livro quero ter ele em mãos, e tenho que concordar, a maioria dos romances de época possui enredos muito semelhantes, mas ainda sim os autores conseguem trabalhar eles de forma que soe diferente. No fim das contas, acabo sempre gostando, principalmente das protagonistas que muitas vezes entram em cada situação...
    Não sei se a falta de um romance evidente entre os protagonistas vai me incomodar ou não, a maioria dos livros do gênero que li sempre deixava isso bem claro, mas pode ser divertido ver as histórias dos demais personagens.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Beta,
    Esse ano até que não, mas romances de época foi o gênero que mais li ano passado, justamente por ser igual e diferente ao mesmo tempo. Já amei a Sofia rsrs, acho maravilhoso personagens hilários. Estranho ter pouco romance entre os protagonistas, gosto das narrativas que tem o envolvimento dos protagonistas sem esquecer os outros personagens. Assim que possível vou ler esse livro.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler, amo romance de época, esse livro é lindo. Amei a sinopse dele e não o achei caro, quero demais. Esses livros costumam ser divertidas e ter altas aventuras, adoro

    ResponderExcluir
  6. Eu confesso que no começo eu não tinha muita intenção de ler esse livro mas depois de ler a sua resenha to vendo que preciso dar uma chance a esse livro. Mana definitivamente romance de épocas estão dominando as minhas leituras, como você disse são livros que possuem o mesmo enredo mas cada um diferente do outro, ou seja cada um melhor que o outro ^^ Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  7. Quando vi o lançamento e o que disseram logo pensei que seria um romance de época mais divertido, com menos enfase em romance mesmo. Vendo a resenha acho que é assim mesmo então. Gostei dele, é um pouco diferente dos que leio ultimamente. Se bem que esse ano estou ruim de romances assim, não li muitos :S
    Gostaria de conferir. Parece divertido e com uma história boa, com sarcasmo garantido pelo jeito e envolvente, do tipo que não quer que acabe quando já vai chegando ao fim.

    ResponderExcluir
  8. Eu amo romances de época e esse livro é uma novidade para mim.
    Também adoro personagens que possuem opinião própria e sempre estão fazendo tudo o que querem, independentemente da opinião dos outros. Sendo assim, creio que irei amar a Sofia. Espero ter a oportunidade de conhecer a história dela, em breve.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Gosto muito dos romances de época e esse é um livro que quero muito ler, gostei da historia que parece ser bem legal e principalmente que o livro também seja voltado para os personagens secundários pois gosto muito quando os vejo mais envolvidos na historia e a Sofia parece o tipo de personagem que nos conquista !!

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita vontade de ler esse livro e a sua resenha só me animou. É uma pena essa falta de romance :/, mas adorei o fato da autora dar destaque para os personagens secundários, adoro quando isso acontece nos livros. Pretendo ler em breve! Beijo :)

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Como uma boa amante de romances de época, já me interessei apenas lendo a sinopse. Com a sua resenha confirmei meu desejo de ler o livro, adorei o jeito da protagonista. Sófia parece ser aquele personagem que arranca bastante risadas. Pena que faltou romance :/

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é tudo de bom. Não precisa ficar enrrolando, é uma leitura rapida e interessante. Amo os livros dessa autora.

    ResponderExcluir
  14. Romances de época são os meus favoritos, então me empolguei com esse, que ainda não conhecia. Mesmo não tendo tanto romance assim, se os outros personagens ganham destaque, aposto que deve valer a pena. Quero ler!

    ResponderExcluir
  15. Leio cada frase criando quadro mental e fico rindo ...soltando altas gargalhadas com o jeito de Sophy. Eu só acho que esta merecendo um filme. Só acho 😉

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Seguidores G+

Siga-nos no Networked