Resenha #294 - Um Passado Sombrio - Peter Straub - Bertrand

Título: Um Passado Sombrio
Autor(a): Peter Straub
Editora: Bertrand
Páginas: 392
ISBN: 9788528620481
Ano: 2016


- Livro recebido em parceria com a editora


Sinopse: O inigualável mestre do horror e do suspense retorna com um livro poderoso e aterrorizante que redefine o gênero de maneira única e inesperada
Em 1966, um carismático e astuto guru, de passagem por um campus universitário do Meio-Oeste norte-americano, reúne um restrito grupo de discípulos, entre estudantes de colegial e universitário de fraternidade, num ritual secreto que resulta em um corpo horrivelmente dilacerado, um garoto desaparecido e as almas abaladas de todos os envolvidos. Quarenta anos depois, um escritor de relativo sucesso e amigo de infância da maioria dos garotos que participaram do ritual – além de marido de uma das garotas envolvidas –, sai em busca de informações sobre essa noite aterrorizante, com um projeto de livro em mente. Porém, para consegui-las, precisará não apenas reencontrar antigos colegas com quem perdeu o contato há décadas, mas também incitá-los a reexaminarem os eventos inomináveis que os têm assombrado desde então. Ao revelar as histórias individuais dos membros do grupo, Um Passado Sombrio eletrifica o leitor de maneira arrepiante e imprevisível – e prova que Peter Straub é, indiscutivelmente, um mestre do horror moderno.

"Existe um vazio que todos nós compartilhamos?
Quer dizer, antes do fim?
O céu e a terra dependem dessa claridade,
O céu e a terra.
Sob os dobrões de ouro das folhas de bordo caídas,
O mundo inferior se esconde,
Farto da luz.
- Charles Wright, Litlefoot.

Um Passado Sombrio nos traz um thriller bem delineado e escrito, onde nem tudo é o que parece ser a primeira vista.

Neste volume, Peter Straub nos apresenta Lee Harwell, um escritor de meia idade muito conhecido por suas ficções, seu agente sugeriu que ele escrevesse algo mais real, que aconteceu com alguém em algum lugar ou com ele mesmo, algo pequeno ou grande, mas algo que pudesse elevar ele a outro nível em sua escrita. Ele brinca que tudo que escreve até carta para um amigo vira ficção, porém mesmo assim vem pensando a respeito, mas com um enorme bloqueio, porém depois de estar em uma ‘loja’ onde um aparente morador de rua sai de si, ele começa a recordar fatos que ocorreram no passado e aí vê um potencial para o gancho que precisava.

No passado quando Lee, sua esposa e amigos ainda eram bem jovens, um guru chamado Spencer Mallon conseguiu atrair vários jovens desde os que ainda estavam no colegial aos universitários, o que acaba se tornando uma espécie de culto de adoração a tudo que ele pregava. 

Lee sempre cético se manteve de fora dessa “onda do guru”, mas seus amigos e esposa foram arrebatados para seu ciclo bizarro e algo ruim aconteceu deixando sua esposa cega e outros de seus amigos em situações ruins. Lee não sabe todos os fatos, por isso resolve de alguma maneira reunir todos e todas as informações e quem sabe aí encontrar o que busca para sua história e resolver um problema consigo mesmo, pois a sensação de que não se lembra de algo ou não sentiu muito por algo é pulsante em sua mente desde o encontro com o “sem teto” no restaurante. É como se algo tentasse escapar de sua mente turbulenta, mas uma névoa densa impedisse.

Um Passado Sombrio é muito intrigante e completamente “meu número”!

A escrita do autor apesar de ser detalhada é fluída e me prendeu, curiosa para saber o que tinha acontecido nesse círculo de seguidores do Mallon!

"As grandes revelações da minha vida começaram com os gritos de uma alma perdida na lanchonete perto de casa."

28 comentários :

  1. Gente fiquei fiquei agora em um beco sem saída. Quero muito saber o desenrolar dessa história e ao mesmo tempo fiquei com medo de descobrir! Vai entender neh rsrs
    Nem li ainda e o livro já está mexendo comigo. Adorei a resenha.
    Beijos

    http://quantomaislivrosmelhor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amo livros misteriosos e sombrios, principalmente quando tem um comentário do King na capa né rsrs, a editora teve um excelente trabalho, vi que a diagramação está mesmo linda e melhor ainda quando o livro entrega o que a capa promete, muito secreto e sombrio este ritual que realizaram, alem de tudo, pior ainda, ter que relatar tudo que ocorreu,estou querendo conhecer a obra, espero que cumpra minhas altas expectativas

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu adorei a resenha apesar de não ter muita coragem para ler livros desse gênero rs. Gostei da primícia do livro, parece ser um daqueles livros que prende o leitor do começo ao fim. Gosto de livros que você não consegue nem imaginar o que está por vir e vem com uma baita surpresa no final. Mas como eu disse, sou muito medrosa para ler livros desse gênero heuehue.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei com uma curiosidade sobre o livro, mas mana eu sou uma medrosa de carteirinha e mesmo sendo mais terror que suspense eu ainda ficaria meio com um pé atras na leitura. Mas costumo dar uma chance ao livro antes de juga-lo então eu posso me arriscar nessa leitura, mas não agora quem sabe em outro momento. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, antes de tudo queria dizer que essa capa é linda :O
    Porem, pensei que a história se tratasse de um suspense mais emocionante, com mais ação. Isso de um outro cara investigar uma coisa do passado não me chama muito a atenção, gosto mais quando o personagem passa pelas coisas, quando vemos acontecer. Esse livro não me fez querer lê-lo, infelizmente.

    ResponderExcluir
  6. Que resenha maravilhosa,Parabéns,fiquei com vontade de ler ele,parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar da obra e li que já foi até comparada com a escrita semelhante a do stephen king que por sinal amo, por esse e outros motivos tenho certa vontade em ler.
    Bjs xx

    ResponderExcluir
  8. E se eu te falasse que fiquei com medo só da capa?! Rs. Não tenho mais idade para essas coisas não, rsrs.
    Estou brincando, sempre fui medrosa mesmo. Se fosse só um suspense leve ou policial eu aceitaria com certeza, mas assim?! Terror?! Suspense pesado?! Credeuspai, dá não rs.

    ResponderExcluir
  9. Oi Karini!
    Falou em thriller, história intrigante e escrita fluída... Pronto, preciso ler esse livro, hahaha! Lee Harwell me parece um personagem corajoso, já que resolveu investigar o passado. Agora fiquei mega curiosa pra saber o que vai acontecer a partir daí. Espero me surpreender com essa leitura tão envolvente e misteriosa.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho um big fraco por qualquer trama que envolva escritores, e esse parece muito bom, o suspense todo. Vou botar na wishlist.
    xx
    Pryh
    *~Lírios Ao Mar~*

    ResponderExcluir
  11. Oiiee, tudo bom?
    Gostei muito da resenha o livro parece ser ótimo, ainda não li nenhum do gênero, e confesso que tenho certo medo hehehe, mas esse suspense parece ser ótimo, fiquei curiosa para saber o que aconteceu, parece ser muito envolvente, mas por enquanto eu não irie ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  12. Eu sou muito cagona pra histórias de terror. Sério mesmo.
    E não sou muito fã de livros que contenham sobrenatural.
    É claro que sua resenha me deixou super curiosa, mas não sei se lerei.

    ResponderExcluir
  13. Parece interessante, mas confesso que não sei se leria. Histórias de suspense me pegam mais de jeito.
    BJs

    ResponderExcluir
  14. Oi Karini!
    Não sou fã do gênero, e tbm sou meio chata com livros muito descritivos rsrs
    Acho que pra quem gosta de Thrillers bem delineados e escritos, como muitos dos livros do King são, vão acabar gostando da obra, mas infelizmente não é todo o leitor que curte.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Karini,não gosto muito de livros de thrillers de terror,mas essa sinopse me chamou muito atenção.Um guru,algo terrível que acontece,o personagem Lee tem sua esposa cega e os outros amigos em uma situação ruim.Curiosa para conferir,Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Hey, tudo bom?
    Adorei essa capa, o livro chamou muito minha atenção, principalmente por causa do enredo que é bem intrigante. Estou bem curiosa para saber o que Lee Harwell descobriu sobre o ''ciclo'' de Mallon.

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Mesmo esse não sendo um livro que me deixou doida para poder ler, gostei da historia achei diferente e interessante principalmente por temos o Lee finalmente vivendo como uma das suas historias, me deixando curiosa para poder ler !!

    ResponderExcluir
  18. Parece um livro muito bom de ler, desses que fazem você ficar curioso pra saber o que aconteceu, onde vai acabar e etc. Acho que iria gostar. Além de ser thriller, gosto muito desse estilo e dos mistérios e investigações por trás da história. Tem um enredo bem interessante.

    ResponderExcluir
  19. Oi Karini!
    Definitivamente, esse negócio de mestre do horror não é pra mim, rsrs. Mas imagino que o livro seja bom pra quem curte, já que o protagonista vai investigar as tais bizarrices que ocorreram no passado né, acho que isso vai despertar a curiosidade do leitor ao longo da leitura.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Esse livro deve ser meu número também haha
    Tem um terrorzinho, mistério... Fiquei bem curiosa para ler, espero conseguir comprar em breve!

    ResponderExcluir
  21. Oiiii
    Eu não gosto muito de ler livros de terror,mas amo os filmes kkkk
    Esse parece ser muito bom,se eu começar a ler livros desse gênero com certeza lerei esse.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi.
    Maravilhosa resenha, já tinha ouvido falar do autor, mas por seu gênero passar longe do que eu gosto eu não prestei muito atenção nas resenhas até agora.
    Estou impressionada com a premissa desse livro, não acredito muito em magia, gurus nem nada do tipo, acredito no que vejo, mas adoro ler livros que me tiram da zona de conforto e sei que esse será um deles.
    Irei ler com toda certeza.
    Boa Noite

    ResponderExcluir
  23. Não sou muito fã de livros de suspense, fico muito ansiosa com livros assim, então eu vou me contentar com a resenha mesmo... rsrsrs e estava ótima a resenha, mais vou parar por ai.
    Abçs :)

    ResponderExcluir
  24. Uau simplesmente sem palavras.
    Gosto muito de livros que tem investigações e todo um crime sem explicação.
    Ainda não tive o prazer de ler nenhuma obra do autor, mas sei pelas milhares de resenha que Li, que esse livro será uma boa leitura.
    Bjos...

    ResponderExcluir
  25. Oi Karine, tudo bem?
    Achei o enredo bem interessante e tudo o que envolve sociedade secreta, seitas entre outros para mim são bem assustadores e bem reais, pois isso existe e está na nossa cara e nem atentamos para isso, e uma narrativa fluida e detalhada é tudo o que nós leitores mais amamos não é?
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi Karini.
    Não sou muito fã de thriller, então não me interessei muito por Passado Sombrio. Mas parece ser um bom livro. Depois ler a sua resenha, fiquei pensando no que poderia ter acontecido com Lee e o motivo de ele ter a sensação de que não se lembra de algo...

    ResponderExcluir
  27. OLá, Ka! Tudo bem?

    Adoro livros assim, que surpreendem e que nos mostram uma coisa, mas acabam por ser outra completamente diferente.

    Coloquei na lista.

    Beijo

    ResponderExcluir
  28. A capa é muito bonita, e a história bem diferente, original e instigante!
    Gostei muito. Goste de suspense, mas têm que ser bem original nada muito clichê e esse parece ser assim.
    Anotado aqui, vou procurar pra comprar em breve!!
    bjão

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Seguidores G+

Siga-nos no Networked