Resenha #298 - Encrenca - Non Pratt - Verus Editora



Título: Encrenca
Autor(a): Non Pratt
Editora: Verus Editora
Páginas: 306
ISBN: 9788576864103
Ano: 2016

*Livro cedido em parceria pela editora.


Quando o colégio inteiro descobre que Hannah Sheppard está grávida, ela tem um verdadeiro colapso. E quem está ao seu lado é Aaron Tyler, um aluno novo e o único garoto que não parece ter segundas intenções em relação a ela. Desejando compensar seus erros do passado, Aaron toma uma difícil decisão: ele se oferece para fingir ser o pai do bebê. E, temendo revelar quem é o verdadeiro pai, Hannah aceita.
Encrenca é a história de dois jovens que estendem a mão um para o outro quando todas as demais pessoas parecem lhes dar as costas. Em um período marcado por perdas, arrependimentos e esperança, os dois vão descobrir que nada se compara a encontrar o seu primeiro melhor amigo de verdade.
Este livro inteligente, por vezes comovente, por vezes engraçado, mostra que crescer pode ser complicado, mas é assim que se descobre o que realmente importa na vida.
Sabe aquele livro que você lê a sinopse e pensa: hum, curti.
E aí você pega e começa a ler e então não para mais até chegar ao fim?

Esse é "Encrenca".

Esse livro me mostrou um mundo adolescente totalmente diferente daquele que eu vivi, mas que alguém próximo a mim viveu: minha mãe.

Assim como Hannah, minha mãe engravidou bem cedo. Na trama, Hannah tem apenas 15 anos, diferente da minha mãe que tinha 16 pra 17, mas assim como a protagonista, ela teve que encarar o colégio com um barrigão de grávida.

Ver tudo o que a Hannah passou, as olhadas de pena de algumas pessoas, os insultos de tantos outros, o julgamento, tudo, me fez pensar em tudo o que a minha mãe passou e devo dizer que não foi muito legal.

No início da história, conhecemos uma Hannah que eu teria odiado se estudasse na minha classe. Linda, fútil, metida, esnobe e fácil, era assim que ela era. Centro das atenções, sempre com um cara diferente e nunca com ninguém firme, Hannah era o que hoje em dia a gente conhece como "piriguete". O importante era ser popular e ter admiradores por tudo quanto é canto e ser conhecida como "a descolada".

Isso até tudo mudar. Quando ela descobre que está grávida, a única pessoa que fica ao seu lado na escola é Aaron Tyler o aluno novo e o único que nunca olhou pra ela com segundas intenções.

Atormentado pelo seu passado, Aaron procura consertar os erros que cometeu ficando ao lado de Hannah e se oferecendo para ser o pai do bebê, já que o verdadeiro não tem colhões para tal papel.

Assim, os dois se aproximam e começam uma amizade muito gostosa que você passa o livro inteiro torcendo pra ser algo mais, até que você entende que antes de desejarmos um casal feliz, queremos que os dois saibam o que é ter um amigo de verdade. Um que não vira as costas nos momentos mais difíceis, um que está sempre lá, que defende, luta, protege e cuida.

Alternado entre o ponto de vista da Hannah e de Aaron, "Encrenca" é um livro muitíssimo fácil de ler, Non tem uma escrita maravilhosa e fluída, com uma linguagem coloquial tão natural que parece que voltamos a ter 15 anos e ter todas aquelas incertezas, dúvidas e medos quanto ao futuro, principalmente quando temos que encarar o Ensino Médio com um barrigão de grávida.

Temas como bullying, o real significado de família, perdas, decepções, caráter e mais tantos outros são abordados no livro de maneira tão sutil que nem notamos do que estamos falando até ser exposto na nossa frente.

Eu recomendo muito essa leitura, principalmente para os adolescentes e adultos também - porque ainda tem MUITOS - que pensam que a famosa estratégia do: vou tirar antes, é eficaz para evitar uma gravidez. Não, ela não é! Então, pessoal, aproveitando a deixa e o tema do livro eu digo da forma mais clichê possível: Se for transar, use camisinha!

Leiam o livro, aproveitem, reflitam e se cuidem! Façam sexo seguro.




23 comentários :

  1. Amo quando duas pessoas que estão passando por trágicas situações ruins se unem e se completam, ao ver que é um chick lit eu nem acreditei, o livro parece mesmo ser muito maduro... amo livros narrados com diferentes pontos de vista, assim me sinto mais próxima dos personagens, pessoas tão novas que infelizmente tomaram decisões precipitadas, comprometendo seu futuro, estou com muita expectativa para o livro, espero me divertir mesmo que o tema seja meio pesado

    ResponderExcluir
  2. Awn, tem uma premissa interessante, além de um fator que estou considerando super importante na avaliação de um livro: o que esse livro tem a oferecer além de um enredo?
    Amei a resenha :3

    ❥Blog: Gordices Literárias

    ResponderExcluir
  3. Deve ser uma gistoria interssante, a sinopse me deixou muito curiosa,beijos

    www.ritinhaangel.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sabe lendo esse livro eu lembro de amigas minhas com qual eu já perdi o contato que já tem filhos, eu lembro de pensar como deve ser difícil pra elas mas todas agora tem um companheiro pra ajudar a cuidar da criança, o que é ótimo porque todas são novas e hoje em dia cuidar de uma criança não é fácil. Eu tenho que admitir que não dava nada por esse livro pela capa mas depois de ler a resenha quero ler esse livro com certeza e irei procurar o preço pra ver se consigo comprar ou se não voy baixar em pdf. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
  5. Achei essa capa bem bonitinha, é simples mas bem fofinha. Olhando para a capa pensei se tratar de um chick-list. Fiquei surpresa por saber em sua resenha que não se trata nada disso, mas sim um assunto bem dramático e pesado. Fico imaginando como deve ser esse momento para os dois. Ela que vai ser mãe tão jovem e ele que também jovem assumirá uma responsabilidade que na verdade nem é sua. Fiquei bastante curiosa com o livro!

    ResponderExcluir
  6. Oi Beta!
    Já tinha visto na livraria e achei uma graça. É diferente do que costumo ler e fiquei bem interessada. Agora a sua resenha só me deixou com mais vontade de ler rsrs. Vi que o livro aborda mais temas do que eu havia imaginado pq o sexo seguro e a amizade eram óbvios, mas realmente o bullying, as decepções, a família, entre outros, tem tudo a ver. Parece ser um livro muito importante aos jovens, mas com uma boa mensagem tb aos adultos. Gosto de livro assim, depois vou ler esse ;)

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Interessante tanto a capa quanto a história. Também odiaria Hannah do início, nunca gostei de pessoas fúteis. Gravidez na adolescência é um tema bem complicado, né? Eu estudei com uma menina que ficou grávida no ensino médio, mas nunca tive contato com ela.

    ResponderExcluir
  8. Oi Roberta.
    Eu confesso que não gosto muito de livro sobre adolescentes não, é muito drama e tudo é ao extremo, mas porém eu me encantei com a premissa desse livro, um tema polêmico que é gravidez na adolescência e bullying.
    Adorei, irei ler com certeza.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  9. Oiii
    Me interessei muito pela historia,me fez recordar que minha mãe ganhou minha irmã com 16 anos.
    Ja quero muito ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Beta!
    Olhando a capa do livro imaginava um enredo totalmente diferente do que encontrei, não que a capa não tem haver com o livro, tem, mais em uma primeira olhada não imaginava um livro que discutia tantos aspectos importantes como você mesma falou para adultos e adolescentes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Um livro bem interessante esse. Tema de gravidez na adolescência e que mostra como uma menina reage, vive e etc nesses tempos é interessante. E dá para tirar umas boas lições daí. De vários tipos, mas principalmente sobre sexo seguro mesmo. Gostei. Não dei muita bola pra ele quando vi o lançamento, mas a resenha deu uma ideia melhor do que esperar.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro deixa um exemplo para os adolescentes de todas as idades, mais no livro é diferente né, teve uma pessoa que a ajudou, mesmo sendo a maioria dos casos assim. Eu estou louca para ler esse livro, ja adicionei ele nos desejados no skoob, espero compra-lo logo.
    Abçs :)

    ResponderExcluir
  13. Já li várias resenhas positivas sobre esse livro, estou bem curiosa para lê-lo. A Hannah deve ter amadurecido muito no desenrolar do enredo. Acredito que o livro possa ser um tanto reflexivo, espero adorar a leitura.

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha,adorei a sinopse do livro também,parece ser muito interessante a história.

    ResponderExcluir
  15. Oi Beta!
    Gostei muito da premissa do livro e sua resenha só me deixou ainda mais curiosa.
    Adoro quando o livro aborda temas um tanto polêmico. E gravidez na adolescência e bullying certamente retrata bem isso.
    Hanna e Aaron parecem personagens reais, com dramas reais.
    Acho bacana quando autores conseguem despertar sentimento de proximidade com a realidade.
    Com certeza uma leitura obrigatória :D
    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas assim como você a sinopse do liro me conquistou e lendo a resenha gostei muito da historia, achei interessante os assuntos que a autora aborda e principalmente gostei dessa relacionamento com o Aaron no qual acima de tudo os dois precisam de um amigo, se tiver oportunidade quero muito ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  17. Que história bonita. Na vida as vezes acontece alguma coisa que não estava nos nossos planos e ter alguem que apóie é essencial.
    Esse livro pelo jeito vem mostrar isso pra gente. Gostei muito do livro, traz muitos aprendizados, alem de parecer bem divertido também :)
    Bjos...

    ResponderExcluir
  18. Oi, esse livro parece ser o tipo que eu vou ler rir e chorar horrores, como tudo resulta em lágrimas para mim não será difícil. Amo livros com temas corriqueiros só que mais profundos sabe? onde o leitor aprende com a leitura assim como o personagem vai aprendendo no desenrolar da trama, e esta é uma temática muito boa para ser abordada já que ainda é muito comum essa aceleração da ordem natural, onde o jovem quer ser adulto e acaba o fazendo de maneira irresponsável sem medir as consequências e eu não digo só no quesito gravidez existem coisas mais sérias já que filho não é doença filho é benção mas doenças venéreas, drogas e outras coisas estão por aí. E mostrar para aquele adolescente que adora "zoar" o outro as consequências de suas brincadeiras podem causar psicologicamente em quem é zoado.

    ResponderExcluir
  19. Oi Beta.
    Achei a sinopse de Encrenca bem interessante! Parece retratar a nossa sociedade de hoje, tratando de gravidez na adolescência e bullying.
    Ano passado eu dei aula para o Ensino Médio e havia uma aluna que estava grávida. Felizmente todos da turma a apoiavam e seus familiares também, mas sei que essa não é a realidade de muitos.
    Com certeza irei ler esse livro!

    ResponderExcluir
  20. OLá, Beta!

    Mais uma resenha positiva sobre este livro! Meus olhos até brilham quando leio sobre ele, não vejo a hora de tê-lo nas mãos.

    Beijo

    https://revelandosentimentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Parece ser um livro bem gostosinho de ler, apesar de o tema ser um pouco complicado né.

    ResponderExcluir
  22. Gostei do livro, não tinha ouvido falar dele antes, mas parece ser bem reflexivo e importante, fala de um tema polêmico e complicado.
    Minha mãe também teve eu com 16 anos, e olha se não fosse a ajuda da minha vó não sei o que teria sido de mim kkkkk
    bjss

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia o livro ainda, mas fiquei bem curiosa, pois é um tema polêmico, complicado, e acho que precisa sim ser falado. Além de trazer uma boa reflexão.
    bjss

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Seguidores G+

Siga-nos no Networked