Resenha #303 - Outro Conto Sombrio Dos Grimm - Adam Gidwitz - Galera Record


Título: Outro Conto Sombrio Dos Grimm
Série: João, o pé de feijão e um sapo de três pernas - Um conto Sombrio dos Grim #2
Autor (a): Adam Gidwitz
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501106865
Ano: 2016
Páginas: 352


- Recebido em parceria com a Editora

Sinopse: Depois de revisitar a história de João e Maria, mostrando o conto original dos irmãos Grimm, o autor mais uma vez usa a escrita original dos autores para mostrar a verdadeira aventura de João e o Pé de Feijão. Juntem-se a este conto de fadas pra lá de diferente e acompanhem João e Jill pelas histórias dos Irmãos Grimm, de Hans Christian Andersen e de outras figurinhas do universo do faz de conta. E se preparem para descobrir paisagens incríveis, que podem ou não! ser assustadoras, sangrentas, aterrorizantes e cheias de surpresas.
"Vemos agora um pobre reflexo. Mas então veremos face a face."

Olá leitores, tudo bem?

Hoje venho falar um pouco do livro Outro Conto Sombrio Dos Grimm, uma reunião de contos sombrios com suas versões baseadas nas originais e que pode ser lido mesmo por aqueles que não leram o livro um dessa série.

As histórias são de leitura rápida e fácil, mesclando ironia com um toque meio infantil já que se trata de contos de fadas, porém com uma pegada mais macabra que pode assustar pessoas mais sensíveis. Acho que muitos sabem que os famosos contos de fadas possuem outras versões que não são as conhecidas pelas crianças e que viraram filmes da Disney e afins. Os irmãos Grimm são uns dos que possuem uma coletânea dos contos. Adam Gidwitz nos apresenta essa releitura dos contos de fadas trazendo as versões originais "para a cama". Ou seja, contos de fada com versões mais sombrias e sangrentas, rsrs. Quem ainda não se aventurou por essa modalidade específica e adora contos, assim como eu, não pode deixar de ler!

"... aqueles contos de fadas que você escuta infinitamente nem mesmo são os verdadeiros contos de fadas. Alguma vez seus professores disseram a vocês: 'Hoje, crianças, vamos ler uma história de Cinderela em que as meias-irmãs arrancaram os dedos do pé e os calcanhares com uma faca de açougueiro! Então pássaros furam seus olhos com bicadas! Prontos? Todo mundo está sentado de pernas cruzadas como índios?"

Esse volume traz vários contos, tais como: O poço dos desejos, A mãe maravilhosa, João e Jill e o pé de feijão, O vale cinzento, entre outros. Alguns mais curtinhos com pouco mais de vinte páginas e outros um pouco mais longos e são narrados em primeira pessoa por uma voz bastante irônica que busca quebrar um pouco a mesmice de se ler um conto ou uma releitura. Sempre que temos fatos que batem com as histórias que já conhecemos, esse narrador entra na história e nos explica como era no conto de fulano e como é esse conto que estamos lendo. Muitas vezes "desdenhando" que a forma anterior era sem graça e que essa é bem mais sombria ou divertida. É como se estivéssemos literalmente "ouvindo" a história ser contada naquele momento, por uma pessoa que está falando diretamente conosco.

Entre todos os contos, eu amei a do Sapo - O Poço dos desejos - pois se percebe uma carência no pobre sapo que se "apaixonou pela beleza da jovem princesa", mas que logo descobriu que de bela ela não tinha nada. Já que o machucou não apenas com palavras, mas também com agressão física e que o deixou sem uma das patas. O sapo era apenas um sapo e não um príncipe, como nos contos que todos estão acostumados. Mas em O Poço dos desejos o nosso doce e gentil sapo percebeu que o lugar que ele morava e a companhia das salamandras era muito melhor que ser humilhado e escorraçado por uma princesa arrogante e malvada. Beleza não é tudo!

No conto do João e Jill e o pé de feijão (o famoso João e o pé de feijão), o sapo que me encantei tanto no primeiro conto, retorna depois de perder sua pata e ter seu coração esmigalhado pela princesa malvada. Jill é uma princesa que sentia vontade de estar cada vez mais linda e arrumou uma seda para um novo vestido. Porém as pessoas a sua volta não viam vestido nenhum, mas uma jovem princesa nua. Com muita vergonha ela fugiu e se encontrou com "meu querido sapo" e João para viverem novas aventuras.

Não pensem - "Há tem um sapo fofo e uma princesa bonita, então esse conto não deve ser nada sinistro". Aparências enganam meus caros leitores. Nada é fofinho. Nada é bonitinho. Apaixonei-me pelo SAPO sim! Mas por ele ser educado, gentil e principalmente por ter seu coração partido e uma pata a menos, ahaha. Sou dessas!

Todos os contos são de fato sombrios engraçados e muito bem escritos. Li em menos de 24h, pois como eu disse, os contos são curtinhos entre um e outro e são releituras de vários clássicos aonde um personagem vai passeando por aqui e por ali, interligando-se e transformando a obra em algo incrível.



23 comentários :

  1. Ainda não tinha ouvido falar nesse livro, mais pela resenha me parece que é bem gostoso de ler.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Karini!

    Achei tão positiva sua resenha, deu a impressão que você gostou de fato de ler...Não entendi o motivo das 3 estrelas...rs

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Os contos dos irmãos Grimm me fascinam, mas também me assustam pra caramba kkkk
    Lí o conto da Cinderela e ainda tô chocada :O muito diferente dos filmes da Disney!

    ResponderExcluir
  4. Oi Karini.
    Ainda não li os contos originais dos irmãos Grim, mas tenho muita curiosidade. Achei bem interessante a narrativa desse livro, relembrando a versão Disney e mostrando as diferenças com os originais, com pontas de sarcasmos e ironia. Acho que iria gostar bastante e a capa é fofa!

    ResponderExcluir
  5. Amo releituras, com os Contos do Grimm da para criar muita coisa, não gosto de terror, mas amei a premissa do livro, a capa é maravilhosa, me interessei bastante pelo conto de O Poço dos desejos, mesmo não gostando do gênero e sabendo que talvez irei me assustar, lerei em breve

    ResponderExcluir
  6. Genial escrever esses contos tradicionais que todo mundo conhece de uma maneira diferente, menos infantil.

    ResponderExcluir
  7. Não sou muito de contos, mas por se tratar de Contos do Grimm já sei que irei ler em breve.
    Achei interessante saber que mesmo se tratando de contos sombrios ainda é engraçado. A capa esta linda.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tive a oportunidade de ler o primeiro livro, mas desde o lançamento me interessei por eles. Sou daquelas que morreu de medo de livros de terror ou um suspense forte, mas acho que esses eu irei gostar. Vi muito retorno positivo acerca do primeiro. E como com o primeiro, também me interessei pela leitura deste. Quero ver se eu vou aguentar essas histórias macabras kkk

    ResponderExcluir
  9. Não sou muito de ler contos, nem de ler livros assim. KKKKK E ainda tenho que procurar o primeiro livro, então acho que já desisti.

    ResponderExcluir
  10. Moro de vontade de ler as versões originais dos Irmãos Grimm mas sempre fico adiando na minha WL, e acho que esse entrou pra WL também, mesmo sendo a versão mais light.
    Beijinhos
    Pryh
    *~Lírios Ao Mar~*

    ResponderExcluir
  11. Adoro essas releituras de contos, acho fantástico saber outras versões, ainda mais se for sombrio rsrs. Lembrei de um livro que uma vez uma professora passou para lermos que falava sobre outras versões do conto de fadas, se chama "As fadas no divã" muito bom porém é voltado para psicanálise.

    ResponderExcluir
  12. Sou fascinada por releituras de contos de fada, e saber que esse se remete aos originais dos irmãos Grimm me deixa ainda mais curiosa.
    Não sei se me apaixonaria pelo sapo, pelo simples fato dele ser um sapo! Pode me comparar a princesinha má que o maltratou, mas é como o vejo, haha. E nem um filme fofo da Disney vai fazer eu perder minha aversão a sapos.
    Anotei a dica e vou procurar saber mais dessa coletânea de contos.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Já conhecia esse livro, apesar de ainda não ter lido. Adoro contos e sendo uma releitura dos contos originais do Grimm, melhor ainda! Gostei muito da sua resenha e fiquei mais empolgada para ler essa obra. A capa está muito bonita e com certeza esse livro deve oferecer momentos de diversão! Já adicionado a minha lista de desejados. Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito desse livro, com contos legais e clássicos que nunca saem da moda. Não sei se vou comprar, mas se tiver uma oportunidade vou querer ler.

    ResponderExcluir
  15. Oi Karini, tudo bem?
    Eu só conheço os contos fofinho e com final feliz mesmo kkk. Mas faz tempo que quero ler a 'versão original' desses contos, com ar sombrio;
    Fiquei surpresa com a questão do sapo não ser príncipe, e a princesa ser tão malvada.
    Nossa leu em um dia? Vou tentar ler o quanto antes, vou colocar na minha listinha. Depois venho falar o que achei okay? ♥
    Beijos!
    Lost Words

    ResponderExcluir
  16. A resenha foi carrega de elogios e só três estrelas. . Não entendi muito bem, foi por causa do gênero que não curte muito?
    Não sou também muito fã, mas acho as histórias super interessantes e criativas
    Releituras dos contos originais sempre tem isso 😍

    ResponderExcluir
  17. Não tem como não se apaixona pelos irmãos grim
    Mas só um que acho algumas histórias deles bem, mais bem macabras? 😂😂😂
    Amo Releituras, mas está história em si já não me atrai tanto, mas vou tentar dar uma chance

    ResponderExcluir
  18. Odeio ler contos, então nem me imagino lendo este, mesmo sendo doseu Grim
    Simplesmente não me desce a garganta, sabe?

    ResponderExcluir
  19. Só de ver a combinação de Grimm mais sombrio no título já fiquei com medo rsrs... Nunca li nada dos irmãos,mas pelo que ouço falar já me deixa apavorada ...eu prefiro o bom é velho" felizes para sempre" hehe.

    www.emcadapágina.com

    ResponderExcluir
  20. já ouvi falar muito sobre as versões macabras e originais dos contos de fadas que estamos acostumados, mas nunca li ainda algo com essa dinâmica. eu fico com medo de ter a infância destruída apos ler, um dia ainda me arriscarei.
    a sua resenha me pareceu tão positiva que fiquei sem entender o motivo de poucas estrelas...

    ResponderExcluir
  21. Já faz algum tempo que não leio um livro de contos e acho que esse poderia me agradar por ser uma releitura das outras histórias. É bom saber que dá para ler sem ter lido o volume anterior, assim não hesitarei quando tiver chance de colocar as mãos nesse livro. Adorei!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Oi Karini!
    Comecei a ler a resenha e já fiquei bolada com a parte que diz "pegada mais macabra" hahahaha, não sou chegada nessas coisas. Mas li que tb é divertido né, então imagino que dê uma amenizada. O que achei legal foi aparecer o tal narrador pra mostrar a diferença entre o conto que já existia e o que se está lendo, bem bolado.

    ResponderExcluir
  23. Bem interessante a história desse livro, adoro livros desse estilo, então sem dúvidas pretendo ler.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Seguidores G+

Siga-nos no Networked