Resenha #324 - Raio de Sol - Kim Holder - Planeta


Título: Raio de Sol
Autor (a): Kim Holden
Editora: Planeta
ISBN: 9788542207453
Ano: 2016
Páginas: 448


* Livro recebido em parceria com a editora


Sinopse: Segredos.Todo mundo tem um.
Alguns são maiores que os outros.
Alguns, quando revelados,
Podem curar você...
E outros podem acabar com você.
Faça épico, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol.
E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.
Sinta a dor, mas não se agarre a ela. A dor sufoca a vida...

Comecei a ler Raio de Sol esperando um New Adult convencional, e as primeiras páginas do livro me levaram a crer que a história de Kate e Keller seria somente mais uma. A garota com problemas familiares, com um amigo gostoso, que ingressa na faculdade e acaba conhecendo um outro cara, que também é tudo de bom, fica dividida entre os dois e somente consegue se decidir ao perceber qual deles irá realmente ajudá-la a resolver todos seus conflitos. Eu não poderia estar mais errada.

Sabe quando um livro te arrebata? 

Não me lembrava quando tinha sido a última vez que tinha chorado tanto com um livro, chorei tanto a ponto de me perguntarem no Metrô se eu estava passando mal? Chorei como se fosse alguém da minha família. Chorei por todos meus medos. Chorei porque acreditei que Kate realmente era real e que era uma pena eu não poder conhecê-la pessoalmente.

Não estava preparada para o mar de sentimentos que esse livro me provocou, e engana-se como eu aquele que pensa que esse livro é mais um New Adult bobinho, sem conteúdo. A capa engana, a sinopse é vaga. Nada nos prepara para o que acontece nas últimas 200 páginas do livro.
Raio de Sol se enquadra na categoria de livro subestimado. Já li outros livros com a mesma temática que não me emocionaram tanto quanto, mas que se tornaram mundialmente conhecidos.

Kate Sedgwick carinhosamente apelidada de Raio de Sol por seu melhor amigo Gus, é uma personagem única, verdadeira, feliz, de bem com a vida, desprovida de preconceitos, divertida, com uma personalidade decidida, que muda de cidade e ingressa na faculdade em busca de um recomeço. É nessa nova cidade que Kate começa a fazer novas amizades e conhece Keller. 

A cena do primeiro encontro dos dois é tão gostosa, despretensiosa e tão certa, que duvido que tenha alguém que leu o livro e não ficou suspirando. E não, não há um romance "nissin" em Raio de Sol. Kate e Keller primeiro se tornam grandes amigos e conforme se conhecem é que a paixão surge, algo bem parecido com o que acontece em nossas vidas.

Não julgue. Nós todos temos nossas merdas. Cuide de sua vida e não meta o nariz onde não é chamado. E se você for chamado, ajude, não julgue.

Raio de Sol é um livro que fala sobre amizade, injustiça e perdão, mas acima de tudo Raio de Sol é um livro sobre o amor e como podemos nos doar para esse sentimento. E todos os personagens desse livro estão dispostos de uma maneira ou de outra a se doar para esse sentimento. Nada de forma forçada, e é justamente por isso que é tão real. Não posso dizer que todos os personagens são perfeitos, haverá momentos que você odiara alguns, mas essa são as imperfeições que os tornam verdadeiros.

A mágica desse livro é tentar ler nas entrelinhas quais são os segredos de Kate, até o plot twist ser revelado, ficamos sempre na dúvida, a autora não revela muito sobre o passado de Kate e de sua família, o que realmente aconteceu com sua mãe, pai e irmã. E quando descobrimos as perdas de Kate e por quais provações ela ainda terá que passar, não há como não admirar a personagem.

O livro é narrado em primeira pessoa, pelos olhos de Kate e Keller, e cada capitulo é iniciado com uma data em ordem cronológica. acompanhamos a vida de Kate durante cinco meses. Em meio a um turbilhão de emoções, Kim Holder ainda consegue dar destaque a temas como gravidez indesejada e homofobia, temas bem presentes nos dias de hoje e que merecem discussão.

Não posso contar muito sobre a história de Raio de Sol para não quebrar a magia desse livro. Porém, caso você esteja interessando nesse livro, o único conselho que posso dar é: "Não segure o choro, chore a vontade, chore com vontade, se entregue e viva o momento". Kate nossa Raio de Sol possui um jeitinho especial de passar essa mensagem "Faça Épico", viva cada momento como se fosse o último, perdoe, e acima de tudo AME! Ame como se não houvesse o amanhã, deixe ser amado por alguém "Você é corajoso", não se esqueça disso.

Cada dia, cara hora, cada minuto, eu tento. “Faça épico.”

19 comentários :

  1. Estou muito ansiosa pela leitura desse livro, todos que eu conheço que já o leram disseram maravilhas sobre a história, e pela sua resenha da para notar que você também amo essa leitura. Como amo um drama tenho certeza que vou chorara horrores durante essa leitura, além de me envolver com a personagem que parece ser bastante cativante, estou com altas expectativas para esse livro, e espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  2. Sabe to ficando cada dia mais curios apara ler este livro, pois mesmo sendo clichê dentro do seu gênero, ele conquista corações por onde quer que passe.
    Logo, não posso deixar de conferir.
    Gostei muito da sua resenha e depois de ver as 5 estrelas + favorito pirei :)

    ResponderExcluir
  3. Estou vendo tantas blogueiras falando bem deste livro que estou necessitando ler para saber a minha opinião a respeito da obra.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Sempre encontro comentários muito positivos sobre esse livro. Não é uma premissa que me chame a atenção, mas talvez venha a dar uma chance a leitura e tirar minhas conclusões. Muito boa sua resenha. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Patty.
    Esse livro parece ser maravilhoso!
    Amo New Adults, mas esse parece ser bem diferente do que vemos por aí. Estou super curiosa para ler esse livro. Acho que como você, eu choraria bastante.
    Achei interessante o romance entre Kate e Keller amadurecer após iniciada a amizade deles.
    Acho que iria gostar bastante do livro. Espero lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  6. Raio de Sol se enquadra na categoria de livro subestimado. Isso retrata exatamente o que senti quando vi a sinopse e a capa, achei que seria mais um livor clichê com um título bonito, mas lendo essa resenha fiquei com vergonha de ter subestimado a obra e não ter comprado um exemplar. Acho bom quando isso acontece, para que eu pare de julgar só pelas poucas linhas que a sinopse traz, pouco demais, e as vezes a história é bem profunda. Eu quero ler e chorar como você, me emocionar e dizer: valeu a pena a leitura!

    ResponderExcluir
  7. O livro já me ganhou pelo fato dos personagens se apaixonarem gradativamente que é uma coisa bem mais ''vida real'' do que o famoso amor a primeira vista (será que isso realmente acontece ?). Já tinha lido outras resenhas então já sabia que é um livro muito bom. Estou ansiosa para ler (e será que irei chorar tanto quanto você ???)

    ResponderExcluir
  8. Uau. Acho que essa é a melhor expressão pra definir como me sinto agora.
    Já tinha visto o livro e lido a sinopse e confesso que não me interessei tanto pelo livro. Pelo simples fato de achar que seria "mais do mesmo", que o enredo não traria nada de inovador ou especial. Parece que eu estou subestimando o livro também, não é mesmo?
    Fiquei bem curiosa pra saber o que o livro tem de tão especial pra te fazer chorar rios no metrô. Sua resenha conseguiu despertar meu interesse em relação ao livro.

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Olha aqui, você para de vir com livros arrasadores pra cima de mim, viu? MENTIRA, pode vir mais que eu aceito kkkkkkkkkkkk
    Ok, agora é sério. Eu me interessei bastante pelo o livro, a sinopse não é inovadora, mas lendo a resenha o enredo parece legal e conquistar o leitor. Fiquei em interessada nesse livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Que linda resenha! Adoro como o post transmite emoções que passou lendo o livro, ainda mais os que são de drama e nos fazem chorar ;-)
    Esse livro me encantou muito pelo fato de falar de dor, amizade, amor e outras coisas. Com certeza quero muito ler e conhecer mais a história de Kate =)

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus! Já quero muito muitoooo ler esse livro! Que resenha maravilhosa. A capa realmente não chama muita atencão, parece que será mais um daqueles livros chatinhos. Ora ora, eu também o subestimei hahaha. Quero muito conhecer o mundo de Kate e Keller.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Esse livro engana muito pela sinopse mesmo, mas nossa, depois da sua resenha... Preciso ler!!!!!!
    Fico feliz que o casal principal se tornem amigos e não se apaixonem em 3 segundos, ou comecem a brigar desesperadamente... acho isso extremamente forçado e livros assim me desanimam.
    Faz tempo que eu não choro com uma história, e essa parece que vai fazer essa situação mudar. Só vou tomar cuidado para não ler em público, HAHAHA.. e também comparei lencinhos!
    Obrigada pela super dica! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Eu estou me preparando emocionalmente para ler esse livro, sei que Raio de sol irá me destruir de uma maneira muito positiva, já tinha visto uma resenha sobre o livro por isso não me surpreende quando li que você chorou horrores, estou muito curiosa para ler, sei que vou amar com certeza.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  14. Oi.
    Eu amei sua resenha, já tinha lido uma a algum tempo atrás e sei que essa história vai me destruir de uma maneira positiva, quero muito conhecer a história de Raio de sol, pois sei que irei amar com todo meu coração.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  15. Adorei conhecer esse livro e a resenha está ótima, não li nada da autora ainda mais da pra ver que o livro é muito bom, curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  16. Adorei conhecer esse livro e a resenha está ótima, não li nada da autora ainda mais da pra ver que o livro é muito bom, curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  17. Já ouvi falar muito bem desse livro,parece ser muito bom,espero ter a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    No começo não estava muito animada com esse livro pois pensei que seria mais do mesmo, mas lendo a resenha tenho que ler essa historia, parece ser aquele livro que mexe com o leitor e nos conquista, adorei saber que a escrita da autora nos trás esse algo a mais a historia e estou bem curiosa para poder ler !!

    ResponderExcluir
  19. Interessante esse livro, não é o estilo que sempre leio, mas goste e vale a pena ler.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Seguidores G+

Siga-nos no Networked