Resenha #343 - À Sombra de Uma Mentira - Alex Marwood - Bertrand Brasil

Título: À Sombra de Uma Mentira
Autor (a): Alex Marwood
Editora: Bertrand
ISBN: 9788528618471
Ano: 2016
Páginas: 462

 - Livro recebido em parceria com a editora.

Poucas horas depois de se conhecerem, Jade e Bel, ambas com 11 anos, veem-se envolvidas na morte de uma garotinha e tachadas de assassinas. As duas meninas são enviadas a diferentes reformatórios, onde recebem novas identidades e são instruídas a nunca mais entrar em contato uma com a outra. Agora elas são Kirsty, uma respeitável jornalista freelancer de Londres, e Amber, gerente de um parque de diversões no sul da Inglaterra. Quando Amber encontra um corpo em uma das atrações do parque, a mídia fica em polvorosa, e Kirsty, enviada para cobrir os assassinatos, acaba cruzando o caminho de sua velha conhecida. Não demora muito para as duas se darem conta de o quanto sabem uma sobre a outra. Com medo de que seu passado seja descoberto e exposto pelo frenesi da imprensa, Kirsty e Amber lutam para manter o segredo a salvo.
"- Quer saber, Jade? Se quiser, saia sem se cobrir. Estão todos morrendo de vontade de ver você, acredite! Por mim, tanto faz!
Já me viram várias vezes. Nos jornais, nas notícias. É por isso que nos fazem formar fila naquelas fotos de escola todos os anos. Não é para as famílias, mas para se ter uma imagem que possa ser vendida aos jornais. Assim, eles têm alguma coisa para acrescentar um título. "O MUNDO SUPLICA, ENCONTREM O NOSSO ANJO", ou, no meu caso, "A FACE ANGELICAL DO MAL" 

A Sombra de uma Mentira me chamou bastante atenção pela sua sinopse e principalmente pelos prêmios e indicações que este livro recebeu. A história é narrada em terceira pessoa, intercalando passado e presente onde podemos ter vários flashs do que foi e do que é atualmente a vida das meninas Jade e Bel.

A história gira em torno de duas meninas de onze anos que não tinham muito em comum, mas acabaram por ter suas vidas entrelaçadas, onde os poucos momentos convividos acabou na morte de uma terceira criança e ambas sendo condenadas ao crime, tendo que ir para reformatórios, mudar os nomes e nunca mais poderiam se ver novamente. Essas meninas eram Jade e Bel; uma muito humilde e beirando a miséria, enquanto a outra vem de uma família abastada, porém ausente.

Anos se passaram e elas seguiram cada uma seu rumo. Constituindo família, conseguindo empregos e relações aparentemente saldáveis; mas crimes estão acontecendo no local onde uma delas mora e chegando a aparecer uma jovem morta em um parque onde uma delas trabalha. 

"Está definido: não somos mais duas suspeitas, não somos mais duas crianças sob custódia. Somos "As Meninas Que Mataram Chloe". Agora nós somos o próprio Diabo." 
Hoje elas são Kirsty e Amber – uma é repórter freelancer, possui uma família com filhos e um marido desempregado, aparentemente possui problemas com álcool e seu marido nada sabe sobre seu passado. Vive uma vida de classe média, com mais pose do que realidade já que a única renda é de Kirsty. 

Amber é administradora de um parque de diversões onde aparece uma jovem morta na casa dos espelhos, o único local que Amber limpa e prefere assim, nenhum dos outros funcionários entra lá depois do expediente, logo é Amber quem encontra o corpo e sua reação é estranha, ela não grita, corre ou chora, ela simplesmente pensa de forma fria e calculista como agir para que pareça que ela está chocada (não que não esteja, mas existe a preocupação por parte dela de uma exposição que ela gostaria muito de evitar), mas ela tenta sem sucesso fingir que não viu o corpo e acaba tendo que lidar com a situação. 

E é assim que ambas voltam uma para a vida da outra Jade e Bel – Kirsty e Amber. E agora resta entender essa onda de assassinatos e o passado delas que não é algo que fica exatamente claro; como a criança morreu e elas foram acusadas do crime.

A Sombra de uma mentira não traz o suspense que imaginei, com crimes cometidos e assassinatos sinistros; mas sim a psique dos envolvidos, dos supostos assassinos, o que aconteceu com suas mentes, como se sentem, como mantém ou tentam manter uma vida normal, seus traumas, suas neuras e por aí adiante. Não temos uma resposta clara para acontecimentos e sim margem para refletir por nós mesmos. 

Percebemos claramente que tanto Kirsty, quanto Amber possuem sérios problemas psicológicos por mais que suas vidas tenham seguido em frente, há coisas que ficam entranhadas, gerando diversas inseguranças, medos, problemas de socialização, insegurança em se manter em certas relações pelo simples fato de acharem que precisam dela e que nada melhor poderia acontecer se não aquilo entre tantas outras questões levantadas que em uma única resenha ficaria minúsculo para dissecar tudo que o autor quis nos passar. Além disso nos traz diversos outros personagens que são muito críveis e quase reais, pois possuem problemas e passam por situações que poderia acontecer no dia a dia. 

Acredito que A Sombra de uma Mentira seja um livro excelente por não abordar o óbvio que esperava um livro tenso de suspense. Mas sim por trazer a margem diversas reflexões sobre temas bastante interessantes a meu ver. O final? Ah! Eu fiquei chocada e ao mesmo tempo adorei!

Eu recomendo e gostei muito!
".. Acho que terei que aceitar que algumas pessoas simplesmente nascem más, como dizem. Talvez isso seja possível. Não queria acreditar. Mas, meu Deus... os iguais se atraem, suponho." 


24 comentários :

  1. Foi a primeira vez que eu vejo falar sobre essa obra, e lendo a sinopse me surpreendi, a premissa e muito bacana, e a forma como a história se desenvolve me pareceu bastante cativante. Só de ler sua resenha já fiquei curiosa para desvendar esse mistério, e saber o que vai acontecer, e como as personagens lidaram com isso. Vejo que o final vai ser chocante, mas ao mesmo tempo incrível, quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Oi Kari. Essa sinopse chama mesmo a atenção. Ficamos nos perguntado se foram elaa mesmo que mataram a outra criança, como aconteceu e tudo que se passa apos esse acontecimento.
    Adorei como a historia é narrada, achei que fica bem completo.
    No inicio, também achei que ia tratar mais do assassinato e tudo mais,as com sua resenha percebi que foi escolhido falar maos das personagens e seus traumas.
    Eu adorei a resenha! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Que pena que o livro não tem o suspense que vocÊ esperava, e nem trouxe as respostas claras. É meio chato quando isso acontece, não é? Principalmente quando o enredo é tão promissor como este. De qualquer maneira, vou dispensar a leitura por enquanto.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Gostei da premissa do livro, mas acho que não leria não, sinceramente acho que esperava um pouco mais de suspense, a coisa toda dos problemas psicológicos das personagens é bem sinistro, mas ainda sim acho que essa não é uma leitura para mim.
    Boa Tarde.

    ResponderExcluir
  5. Karini!
    Já gostei por ter passado e presente, gosto desse estilo.
    E mesmo esperando mistérios por causa das mortes, fiquei ainda mais fascinada por saber que o lado psicológico das protagonistas foi mais desenvolvido, porque gosto de observar os comportamentos.
    “A missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem.” (Immanuel Kant)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Oi Karina, você tem razão, a sinopse prende mesmo nossa atenção. Só por ela eu já leria o livro, ainda mais agora depois de ter lido sua resenha.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bom?
    Gostei da resenha, ainda não tinha ouvido falar do livro, mas pelo visto ele é bom, fiquei curiosa para saber o que aconteceu no passado dessas duas, para que elas fossem condenadas quando crianças, espero ter a oportunidade de ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  8. É a segunda resenha que leio sobre este livro e o foco principal, é a carga emocional que as personagens carregaram nelas, durante tantos anos.
    Creio que este seja o foco principal do livro e é o que mais valha a pena!
    Tanto sentimento confuso, aceitação e o perdão..Onde fica o perdoar-se?
    Será que existe?
    Lista de desejados!
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Fiquei intrigada com a resenha também. Deve ter sido marcante para duas crianças serem acusadas de assassinato, agora fico me perguntando se elas são culpadas ao não... Eu simplesmente adoro qualquer livro que mexa e mostre muito o psicológico dos personagens e este parece fascinante. A Amber não se afetar com o corpo já me fez classifica-la como psicopata rsrs

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro, mas parece ser bom, fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Não consigo imaginar o final desse livro, com certeza algo impactante, adoro esse tipo de suspense onde tudo de liga, acho que esse livro faz isso, que a história das meninas tem haver com as mortes, haha já estou formando teorias e nem li ainda, preciso desse livro urgente.
    Beijos Lendo Com Ela

    ResponderExcluir
  12. Nossa, que história diferente.
    Não conhecia o livro ainda e fiquei com uma super vontade de ler.
    Apesar de não curtir muito o gênero em questão, fiquei curiosa.
    Pelo que li aqui, pude perceber que é uma leitura que vale super a pena.
    Que prende o leitor desde o início.
    Gostei bastante e espero conhecer a obra em breve.
    Já vou procurar saber mais um pouquinho :)
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  13. Olha que sinopse e que resenha eim? Eu sou a louca que ama trilhers e suspenses além de terror, mas esse me deixou encantada com a possibilidade de saber mais um pouco sobre o que realmente aconteceu, especialmente pelo fator psique que você comentou. No início me lembrei de um caso sobre dois irmãos que mataram uma criança e foram condenados, e pensei que se tratasse dessa história, já achei o máximo, mas percebo que tem muito mais envolvido na trama! Já quero ler e decifrar tudo!

    ResponderExcluir
  14. Por ser um livro mais fora do comum, não focar no suspense e sim no psicológico das protagonistas me convenceu a ler. Quero saber mais sobre ambos os assassinatos e o real envolvimento das meninas neles. E claro conhecer quais os problemas psicológicos da Kirsty e Amber/Jade e Bel e como isso influencia suas vidas tanto pessoal quanto profissional.

    ResponderExcluir
  15. Oi.
    Já tinha lido comentários a respeito desse livro. Mas o enredo não me cativou. A história até parece interessante, mas não creio que será uma leitura de que vou gostar. No momento não pretendo ler.
    Sua resenha está muito bem explicada. Obrigada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. É a primeira resenha que leio desse livro, e é uma pena que não tenha tanto suspense e respostas, só drama e focando no psicológico das protagonistas. Mas por outro lado adoro livros assim, que fogem do comum e focam nas pessoas, não no fato que ocorreu. Quero ler e espero gostar, mas não vou esperar um livro de mistério.

    ResponderExcluir
  17. Adorei essa história,e a resenha também,já quero muito.

    ResponderExcluir
  18. Já vou colocar na minha lista. Livro que aborda a psique humana? Adoro.

    Acho muito interessante quando o foco da história é o sentimento e pensamentos das personagens, muito mais que o lugar ou o acontecimento em si. Nos faz pensar sobre nós mesmos livros assim.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  19. Achei interessante que tenha um foco mais psicológico e nos sentimentos do que em assassinatos e suspense. É diferente. Acho que seria legal de ler por isso, por ser diferente do que imaginei lendo a sinopse. Ele parece ser bom de acompanhar e faz até pensar, acho. É uma boa dica.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Adorei a resenha, o enredo parece bacana, gostaria mto de conhecer...
    Faz tempo q não leio algo assim....
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Uau! Que livro interessante e bem diferente dos demais livros. Não gosto muito de livros que envolve crianças em certos mistérios, mas esse livro me deu muita curiosidade em saber o que realmente aconteceu.

    ResponderExcluir
  22. Eu não conhecia esse livro, mas ele me chamou muito a atenção! A história do livro parece ser ótimo, e muito bem construída! E fiquei super curiosa pra saber o que aconteceu nesse final. O livro com certeza entrou para a minha lista :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Não é o tipo de livro que estou acostumada a ler, e deu pra ver que não tem todo aquele suspense trabalhado, mas fiquei curiosa, por perceber que o autor quem mostrar o lado psicológico das protagonistas, seus traumas e problemas pessoais, íntimos.
    Vou anotar aqui!
    Bjão
    Ana,
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei interessante esse caráter psicológico dos personagens tornando o livro interessante, mas infelizmente esperava que esse fosse um livro mais puxado para o mistério e ele acabou não me chamando atenção !!

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Seguidores G+

Siga-nos no Networked