Resenha #361- O Pássaro Noturno - Alice Hoffman - Bertrand Brasil

Livro: O Pássaro Noturno
Autor: Alice Hoffman
Editora: Bertrand
ISBN: 9788528620795
Ano: 2016
Páginas: 176

- Livro recebido em parceria com a editora

Sinopse: Somente uma amizade verdadeira pode quebrar uma antiga maldição. Quando você acha que sabe o que vai acontecer, o mundo te surpreende. Isso é especialmente verdadeiro em uma cidadezinha no Massachusetts que, segundo os rumores, é o lar de um monstro. Por causa de um segredo de família, a jovem Twig tenta ao máximo ser invisível, mas quando duas meninas, Julia e Agate, se mudam para o chalé ao lado da sua casa, tudo muda. Uma bruxa morou lá, e Twig sempre foi proibida de entrar naquele lugar. Mas Julia pode ser sua primeira amiga de verdade e aliada no plano para quebrar a antiga maldição. Nessa fascinante história, amizade e amor são verdadeiramente mágicos.
Olá leitores, tudo bem?

Alguém aí já tinha visto esse livro por ai? Não? Ah! Quem curte fantasia como eu, corra e vá conferir!

Sabe aquelas histórias amorzinho cujos personagens te ganham totalmente e a história traz bons ensinamentos? Pois bem; apesar de ser ficção, O Pássaro Noturno é recheado de lições maravilhosas e muita magia, dessas que encantam e mesmo imaginando o que está por vir, ainda assim somos surpreendidos por sentimentos bons e até lágrimas, quando percebemos o quanto estávamos torcendo para que tudo corresse bem! Sim! Eu chorei em determinada cena e fiquei bastante emocionada! Apesar de ser um livro com personagens mais infantis, afinal Twig tem apenas doze anos, ainda assim essa jovenzinha tem muito a nos dizer e também aprende muito no decorrer dessa história que me encantou.

"Gosto da ideia do amargo e do doce misturados para criar algo incrível. Talvez porque eu venha de uma família em que um não espera que o outro seja como qualquer pessoa. Ser incomum é algo comum para os Fowler."

Em uma cidadezinha onde tudo parece meio que incomum encontramos uma maldição com mais de 200 anos que assola uma família, cujo destino parece ser o isolamento e o medo constante de que descubram seu maior segredo e venham a caçar o "monstro de Sidwell". Nessa cidade a sensação é de que a magia sempre está presente nos mínimos detalhes; uns conhecem os outros e são aquelas pessoas que acreditam nas lendas que são passadas de geração para geração!

"Na maioria das noites e finais de semana, ficávamos em casa e não nos aventurávamos a sair. Essa era a nossa vida e o nosso destino, e não adiantaria nada reclamar. Acho que isso poderia ser chamado de o destino dos Fowler."

Nossa protagonista é uma menina muito solitária que sonha em ter uma melhor amiga e ser como todo mundo, porém ela precisa ser muito discreta e passar despercebida. Sua mãe sempre preocupada com o que os outros possam vir a saber e o que possa acontecer, vive com receio de tudo, afastando qualquer um que tente se aproximar; então Twig, que desde sempre aprendeu a manter segredo sobre a história da sua família precisa enfrentar a solidão constante. Ninguém visita sua família e eles não visitam ninguém. As pessoas se perguntam o que aconteceu para sua mãe ser tão reservada e até aparentemente hostil, onde está o pai de Twig?

"...embora às vezes tivesse uma vontade tão grande de gritar a verdade que minha boca ardia. Eu conseguia sentir as palavras que desejava dizer me picando, como se tivesse engolido abelhas que estavam desesperadas para se libertar. Isso é o que eu sou. É o que eu gritaria. Posso não ter uma vida como a que vocês têm, mas sou Twig Fowler, e tenho coisas a dizer!"

A mãe de Twig faz o que pode para manter distância de todos e isso muitas vezes fere sua família que não vê sempre com bons olhos e inclusive acabam sentindo-se sufocados. Mas para a mãe de Twig o melhor a fazer é manter distância de todos para preservar seu segredo e principalmente ela não sabe como pode ser sincera com as pessoas mentindo o tempo inteiro ou no caso omitindo. Apesar de toda solidão que Twig sente ela entende os motivos e o que está em risco, então sempre muito obediente, segue a risca as ordens de sua mãe; até que um dia enquanto está em cima de uma árvore observando o que há ao redor, percebe que há uma família mudando-se para o chalé próximo a sua casa, também conhecido como O Chalé da Pomba da Lamentação ou a antiga casa onde morou uma bruxa cujas pessoas na cidade promovem até uma peça anual sobre a bruxa sendo empurrada de um penhasco.

O que as pessoas não sabem é o que está realmente por detrás da história do Chalé e da antiga família que morava por lá e nem que isso tudo envolve a família de Twig e uma maldição de duzentos anos! Então Twig cai da árvore quebrando seu braço e conhecendo a família que está mudam-se para lá cujas filhas são muito gentis e despertam o desejo em Twig de ter amigos e ser normal. Com isso ela tenta a todo custo manter distância de Júlia que tem sua idade e de Agate sua irmã mais velha, porém nem sempre conseguimos manter nossas promessas e tem coisas que estão destinadas a acontecer.

"Quando viemos de Nova York, eu não era a única no banco de trás do carro. Foi por isso que chegamos depois de escurecer."

Uma história que nos mostra como o amor e a amizade verdadeiros podem sim mudar um destino ou o que há ao seu redor. Uma história que nos diz que ainda podemos ter fé em dias melhores, em pessoas melhores e no poder transformador de acreditar e se permitir!

Estou completamente encantada com O Pássaro Noturno e com a escrita simples, porém bem delineada de Alice Hoffman. Desejo ler muito mais histórias como essa, que sempre trazem um ponto de vista bom no meio do caos, esperança onde há descrença e muito amor!

Super recomendo! Estão esperando o que?

Vão já ler!
"... grato por morar numa cidade como Sidwell, um lugar onde as maçãs são sempre doces, e criaturas misteriosas são sempre bem-vindas."




19 comentários :

  1. Karini!
    só a lição trazida pelo livro, já nos alimenta a possibilidade de leitura, porque com amizade e amores verdadeiros, tudo pode sim ser mudado.
    E se é uma ficção fantasia, melhor ainda para poder ler.
    Adorei sua resenha, valeu!
    “O silêncio é de ouro e muitas vezes é resposta.” (Sabedoria popular)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Que fofura de resenha. Amo fantasia e agora quero saber o segredo dessa família e descobrir se alguém na cidade acaba sabendo tbm. A amizade dessas meninas parece mesmo do tipo que vai trazer lágrimas aos olhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Karini, não conhecia esse livro e gostei muito do que li em tua resenha. Já criei uma ternura enorme por Twig que só quer ser comum e ter uma melhor amiga, todos devem ter pelo menos um amigo, é regra rsrs. Terminei a leitura pensando que esse enredo daria um belo filme, afinal é bom lermos e vermos histórias que renovam nossa fé, na vida, nos sentimentos, na humanidade e por tua resenha acho que esse livro contém exatamente isso. Espero ter a oportunidade de ler ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Kari, eu não sou muito do grupo dos leitores de fantasia. Raramente leio algo, prefiro os romances de época, sabe?!
    Mas o que eu gosto nessas histórias, e também em tantas outras é o fato dos ensinamentos, de tirarmos algo legal da historia. Percebi que esse livro tem muito disso!

    ResponderExcluir
  5. Parece ser uma leitura que encanta mesmo o leitor.
    Não conhecia essa obra ainda. O que vi aqui me deixou bem interessada.
    Essa mescla de amizade, amor, parece ser lindo.
    Fiquei super animada e espero pode ler a obra em breve.
    Gostei bastante dessa capa <3
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  6. Não costumo gostar muito de livros de fantasia, e talvez por isso ainda não tinha ouvido falar dessa história. Apesar das personagens serem crianças, a trama me pareceu fantástica, pelo fato de falar sobre bruxas, maldição, amor e amizade, esse recheio deve ser muito emocionante. Da para notar que o livro lhe encantou, e estou louca por essa leitura.

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resenha, ja tinha ouvido falar desse livro e estava bem curiosa pra ler, assim como você muitas pessoas estão falando bem dele, o que desperta mais curiosidade em mim, eu amo livros amorzinhos que trazem ensinamentos e etc, e esse livro parece ser otimo, tambem fiiquei curiosa pra saber mais sobre a maldição !! que bom que gostou, também amo fantasias.

    ResponderExcluir
  8. Que lindo Karini!!
    Aumentou ainda mais minha vontade de conhecer essa obra!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse livro, e depois dessa resenha fiquei louca para ler <3

    ResponderExcluir
  10. Sim, fiquei bem confusa, sim, fiquei bem curiosa hahaha
    Gente, esse nome já chamou muita atenção e ao ler a resenha o interesse em ler aumentou! Quero saber o que é essa história de maldição e por que existe toda essa proteção em volta de Twig. Espero ter a oportunidade de ler!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, nunca tinha ouvido falar do livro, mas me interessei bastante, fiquei super curiosa para saber qual o segredo da família Fowler, adoro livros que tenham algum tipo de maldição ou que sejam de fantasia, fiquei super afim de ler esse livro e já foi para os meus desejados.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Olá, adoro histórias que além de terem uma trama viciantes nos trazem ensinamentos pra toda a vida. Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Gente, sou fã de histórias que envolvem magia... fantasia.. e ainda não conhecia mesmo esse livro!
    As vezes é bom ler esses livro de fantasia que realmente querem nos passar algum ensinamento.
    Fiquei bem curiosa!

    ResponderExcluir
  14. Pra falar a verdade eu não tinha visto esse livro ainda.
    Ele parece bem interessante. Fiquei animada pra conhecer a história da personagem e de sua amiga e todos os mistérios que envolvem a maldição e tudo mais.
    Quero ler!

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei bem curiosa, para ser uma historia bem misteriosa me deixando interessada em saber mais, ainda mais tendo essa magia tão presente no livro, e a Twig parece ser muito fofa, se tiver oportunidade quero ler esse livro !!

    ResponderExcluir
  16. Eu nunca tinha visto falar deste livro, mas como adoro uma boa fantasia, não há duvidas que pretendo ler este livro, gostei muito da sua resenha e estou ansiosa para poder ler O Pássaro Noturno.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bom?
    Eu não tinha visto falar do livro ainda, mas parece ser muito bom, gostei da resenha, e eu amo fantasia, e sem contar que livros que nos fazem refletir, e nos trazem mensagens, espero ter a oportunidade de ler o livro e conhecer mais essa menininha solitária, que quer muito uma melhor amiga.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  18. Que livrinho legal! Me fez lembrar dos livros que lia na adolescência. Amei mesmo e quero muito saber como termina essa història.

    ResponderExcluir
  19. Não gosto muito de livro de fantasia,mais esse parece ser interessante.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Seguidores G+

Siga-nos no Networked