Resenha #365 - Boa Noite - Pam Gonçalves - Galera Record

Título: Boa Noite
Autor(a): Pam Gonçalves
Editora: Galera Record
Páginas: 235
ISBN: 978-85-01-10669-8

*Livro cedido em parceria com a editora.

Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.




Quando que a Pam Gonçalves iria lançar um livro fiquei bastante feliz por ela, e comecei a imaginar do que se trataria o livro. Acompanho ela pelo YouTube desde 2013 e foi inspirada no canal dela que decidi criar coragem e criar o meu próprio.

O engraçado de você ler um livro de uma pessoa que sempre falou do livro dos outros é que você se pega perguntando quais livros ela irá citar em sua própria história. Eu me pegava perguntando se a Pam colocaria a Alina pra ser uma Potterhead ou então viciada em Jogos Vorazes e isso foi divertido, porque pela primeira vez li um livro no qual eu sabia quais serem os autores preferidos da autora, engraçado, né?

O tema abordado em Boa Noite me surpreendeu. Nada de romancezinhos água com açúcar e histórias voltada apenas pro universo universitário sem aquela injeção de conteúdo.

Quando Alina se muda para uma república para iniciar sua vida na faculdade, ela vê uma oportunidade de descobrir quem é e quem quer ser. Aos poucos ela vai se enturmando com as pessoas que moram com ela na república e começa a fazer coisas que antes não fazia.

Quando uma página de fofocas é criada na internet e mensagens sobre abusos e drogas começam a surgir, Alina é envolvida em tudo isso e vê uma oportunidade de ajudar as pessoas e de finalmente definir seu lugar.

O livro é interessante e com uma escrita bem leve e rápida, daquelas que você pega no embalo e vai, entretanto, senti falta de algo no livro. Gostei bastante dos temas abordados, embora tenham sido bastante e acho que, de repente, se a autora tivesse se concentrado mais em apenas um e dado mais profundidade ao mesmo teria ficado mais interessante ainda.

O romance é apenas um coadjuvante na história e isso me incomodou um pouco, mas não tanto a ponto de eu não gostar. Na verdade, prefiro livros no qual o romance é o segundo plano e assuntos mais sérios são os protagonistas, como foi o caso de Boa Noite. Apenas senti falta de algo mais profundo e de repente, não tão corrido com o casal protagonista. De uma hora pra outra forma o casal e eu não tive tempo de me acostumar com eles e de torcer para os dois, foi rápido e superficial demais.

E outra coisa que me deixou levemente incomodada foi o período em que se passa o livro, no mundo universitário, mas eu me pegava toda hora achando que os personagens estavam no Ensino Médio. Simplesmente não consegui olhar pra eles como universitários, sempre me vinha à cabeça que eram todos do terceiro ano do Ensino Médio.

Eu não li o conto da Pam no livro "O amor nos tempos de #likes", mas devo dizer que para seu livro de estréia achei realmente bom. Indico sim pra aqueles que curtem um New Adult mais leve, e quando digo mais leve, quero dizer que vocês não encontraram cenas de sexo nesse livro.


16 comentários :

  1. O livro parece ser bem leve mesmo.
    A capa me agradou muito e o simples fato de o romance de estréia da autora ter sido publicado pela Record, bem, isso já mostra que a garota tem potencial.
    Quem sabe eu dê uma chance a ela também.

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Beta!
    Estou aqui com Amor em tempos de like para ler e espero poder conhecer um pouco sobre a autora, porque até agora não li nada dela.
    Quanto ao livro... nem sei o que comentar, acredita?
    É que gosto de romances mais bem definidos e saber que ele ficou um tanto relegado, me causou estranhamento, embora tenha toda uma gama de outros assuntos importantes sendo abordados no livro.
    “Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Oi Beta, apesar de acompanhar pouco a Pam fiquei muito feliz por ver que ela conseguiu lançar um livro próprio e que agora vai estar do outro lado, ao invés de falar dos livros, vai ler sobre o que as pessoas falam de sua história. E pelo que li da resenha, pra um livro de estréia ela tem potencial e pode melhorar cada vez mais. A questão de ter muitos assuntos e acabar não se aprofundando em nenhum, deixando um pouco superficial é importante, li um livro recentemente de onde sai com essa impressão e isso prejudicou a nota final dele pra mim. ;)

    ResponderExcluir
  4. A primeira YOUTUBER que acompanhei foi a Pam, a partir dela que conheci outros, e assim fui criando um grupo de blogueiras, e youtuber. Quando soube que ela iria publicar um livro fiquei bastante feliz, e acompanhei todo o processo. Tenho esse livro, no entanto ainda não tive oportunidade de leitura, e estou bastante entusiasmada para conhecer a personagem e sua história. Imaginei que a história seria bem desenvolvida, mas vejo que a personagem ficou a desejar por parecer uma jovem adolescente, e ver de jovem adulta. Enfim, espero poder ler esse livro ainda esse ano.

    ResponderExcluir
  5. não conheço a Pam eu acho kk mas não estou lembrada, já que não acompanho tanto as Youtubers, mas o livro parece ser bom, é uma pena que deixou a desejar algumas partes ou que o romance foi corrido e artificial, eu amo romances kkk mas gosto quando os livros abordam temas mais sérios e que nos levam a pensar, é um New adult que eu leria sim, ainda mais por não conter cenas de sexo, oq não é muito a minha praia haha

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a autora e os seus livros, mas o livro parece bem interessante.
    As vezes eu também gosto de ler histórias onde o romance acaba sendo secundário e os temas profundos e fortes são os principais. É bom para dar uma diversificada.

    ResponderExcluir
  7. Oii!
    Acompanhei resenhas do livro, no começo estava bem interessada em conhecer, mas fui desviando a atenção, msm assim deixei na listinha, quem sabe me prende atenção novamente...
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Deve ser bem legal quando uma pessoa faz aquilo que realmente gosta ne? E maos legal é a gente acompanhar isso, todo o crescimento.
    Pelo que percebi o tema é mesmo muito bom! Mada de clichês, mas algo que a gente possa refletir e pegar algum conhecimento. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  9. Estou super curiosa pra conhecer a escrita da Pam.
    A história do livro parece ser boa, apesar de alguns pontos negativos, espero ler em breve.
    Ainda mais sendo um nacional, estou bastante interessada.
    A capa está super caprichada, compraria o livro só por ela rs.
    Gostei da sua opinião :)
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  10. Eu já vi falar da Pam Gonçalves, mas nunca assisti nem um vídeo dela, nem acompanho o canal dela, achei interessante este livro, e a história parece ser boa, então pretendo ler.

    ResponderExcluir
  11. É muito engraçado mesmo quando a gente começa a imaginar a história numa situação ou época diferente daquela que o autor escreve. Apesar de o romance ser apenas coadjuvante eu fiquei bem animada pra descobrir como que a personagem vai mudar de vida a partir do escândalo que acontece.

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Que legal né, tipo ler um livro de alguém que sempre fala de livro hahaha, gostei da resenha, é a primeira que leio uma resenha do livro, pretendo ler, e ainda não conhecia o canal da Pam, mas darei uma olhada.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  13. Não sei pq pela capa eu imaginei um drama tremendo o que é totalmente diferente do livro em si rsrs gostei da resenha, e parece interessante, mas não entra na minha lista de desejados

    ResponderExcluir
  14. Quero ler esse livro, porque faz muito tempo que acompanho a Pam no youtube, mas já vi algumas pessoas não falando muito bem dele, aí dei uma desanimada.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Deve ser bem interessante pegamos um livro de uma autora que conhecemos no dia a dia, ainda não li esse livro mas gostei da proposta dele e que a autora explore temas importante, e acho interessante quando não temos um livro que gira em torno do romance, me deixando curiosa para pode ler !!

    ResponderExcluir
  16. Adoro livros New Adult,e esse parece bem interessante.

    ResponderExcluir

Comente, ficarei muito feliz em saber sua opinião!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Seguidores

Seguidores G+

Siga-nos no Networked